segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os 12 livros básicos que você tem que ler antes do TPS


Os livros que temos que ler para o CACD são tantos que, às vezes, nos perdemos. Para ajudar um pouco, resolvi fazer esse post com indicações de 12 livros que devem ser lidos antes do TPS, NO MÍNIMO. 

Não se enganem, ler esses livros, apenas, não é o suficiente, no entanto pode ser bastante útil, pois são livros que servem de base para estudos posteriores e mais profundos. Além disso, para aqueles que estão começando agora, pode ser uma boa pedida começar com esses. Vamos lá?

1) História do Brasil - Boris Fausto
2) História da Política Exterior do Brasil - Amado Cervo e Clodoaldo Buenos
3) História das Relações Internacionais Contemporâneas - José Flávio Sombra Saraiva
4) Relações Internacionais do Brasil: temas e agendas vol. 2 - Antônio Carlos Lessa
5) A Era dos Extremos - Eric Hobsbawn
6) Direito Internacional Público: Curso Elementar - Francisco Rezek
7) Direito Constitucional Esquematizado - Marcelo Alexandrino
8) Gramática da Língua Portuguesa - Escolher: Celso Cunha ou Evanildo Bechara
9) Geografia para Ensino Médio - Demétrio Magnoli
10) Geografia: Pequena História Crítica - Antônio Robert de Moraes
11) Introdução à Economia (micro e macro) - Gregory Mankiw
12) Economia Brasileira Contemporânea - Amaury Patrick Gremaud

Saliento que esses livros NÃO esgotam as matérias cobradas no concurso, mas já dão uma boa base para estudos posteriores. Além disso, ao ler esses livros, o candidato estará familiarizado com a maioria dos temas cobrados na prova. Pode ser uma boa pedida.

Um beijo e bons estudos a todos,

Luiza

20 comentários:

  1. Olá Luiza,
    Muito obrigada pela lista. Estou iniciando meus estudos para o CACD e admito que estava bem perdida sobre onde começar.
    Agora que tenho a base é estudar, estudar, estudar...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por você dividir suas informações!
    Sempre dou uma olhadinha aqui. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Luiza bom dia, estava procurando blogs e fórum relacionados a prova de diplomacia e achei o seu, gostei bastante as dicas são fundamentais.
    e lhe pergunto estes livros posso pegar como base inicial para a prova que será aplicada no ano que vem?
    lembrando que estudarei não só por eles.
    desde já agradeço
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, Luiza
    Achei seu blog por acaso e estou impressionada com a quantidade de informações importantes para quem está estudando. Não é o meu caso, mas quis registrar meus parabéns pela iniciativa.

    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza, parabéns pela iniciativa!
    Ainda estou no começo da jornada, e com certeza esse blog me ajudará muito.

    Grato!

    ResponderExcluir
  6. parabéns Luiza pela iniciativa , Deus vai te recompensar pela nobreza de dividir conhecimentos..
    Luiza vc poderia me informar quando é o próximo concurso para admissão de diplomacia. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, todo ano tem prova. A próxima deve ser por volta de março do ano que vem. Fica ligada no site do CESPE www.cespe.unb.br/concursos

      beijos

      Excluir
  7. Gostaria de agradecer também pela indicação dos livros. Parabéns. Estou com 30 anos e iniciei este mês de dezembro a estudar para a prova ... A sra. poderia falar qual a média da idade dos seus colegas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a média de idade varia muito, mas se aproxima de algo entre 26 e 30 anos. Abraços!

      Excluir
  8. Luiza... Tudo bem? Gostaria de forma mais veemente lhe perguntar: Estes livros citados acima realmente nos ajudarão para o CACD 2013? Existe algum outro a mais? Obrigado pelas dicas. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Luiza parabéns pelo blog.
    Minha dica seria adquirir todos os livros de leitura obrigatória em pdf mais aulas para serem assistidas pelo computador.site: diplomaciamg.com.br
    Vai ai minha dica. Bons estudos a todos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiz tudo bem? este livro 7) Direito Constitucional Esquematizado - Marcelo Alexandrino, é o mesmo que o "Descomplicado" ?? bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Luíza, tudo bem?

    Alguns dos livros sugeridos, como "A Era dos Extremos" por exemplo, possuem versões em inglês. Você nos aconselharia lê-los em qual idioma?

    ResponderExcluir
  12. Oi Luíza, como foi nas provas? Mês passado iniciei meus estudos para começar a "batalha" ano que vem. Acabo de ver suas dicas de livro 4 deles eu conhecia, agora é ver demais. Obrigado e espero que tenha avançado na seleção.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Decidi começar meus estudos. Pesquisando na net, encontrei o livro "História da Política Exterior do Brasil" no 4shared.

    ResponderExcluir
  14. Meus parabéns pela iniciativa. Para quem está iniciando esse árduo caminho nada melhor do que a ajuda de alguém que já passou por ele. Obrigado! Sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Olá Luíza,

    Parabéns por compartilhar conosco seu conhecimento. Gostaria de lhe perguntar se, de algum modo, você modificaria essa lista para quem está começando o estudo para o CAAD em Janeiro de 2016.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Vim do futuro te parabenizar pela coletâneo para nós estudantes. Obrigado!

    ResponderExcluir