quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dicas: a organização do tempo e dos estudos para o CACD




Muitos amigos meus e muitas pessoas me perguntam, com frequência, sobre a organização do tempo e dos estudos na preparação para o CACD. É claro que a divisão do tempo é algo muito pessoal, pois algumas pessoas demoram mais para fixar o conhecimento que outras; no entanto, algumas técnicas podem ser seguidas por fotos, a fim de facilitar a absorção do conhecimento e de aproveitar o tempo da melhor maneira possível. 

É fundamental fazer um cronograma de estudos que seja realista. Parece besteira, mas é extremamente útil. Não coloque mais tempo para estudar além do que você consegue e não deixe de disponibilizar tempo livre para outras coisas, como comer, malhar, etc.  É preciso organizar os estudos de acordo com dias e horários, dando prioridade àquelas matérias em que você tem mais dificuldade e deixando um pouco menos de tempo para aquelas que você tem domínio. No caso de pessoas que já passaram pelo TPS ou que tiveram bons resultados, recomendo a investir mais tempo nas matérias que foram seu ponto fraco, mas não deixe de estudar as matérias em que você foi bem. O tempo é um grande rival nessa prova e pode fazer você esquecer coisas sobre as quais tem domínio. Revise, não custa nada. 

Além do cronograma, é muito válido dividir o tempo entre "tempos de aulas" e "tempos de leituras", para cada matéria, pois são atividades distintas, porém complementares, que demandam atenção diferente. Por mais que algumas pessoas tenham facilidade e apenas assistam as aulas, é preciso muita leitura para essa prova. Não adianta apenas assistir umas aulinhas. Eu sempre recomendo as pessoas a organizar seus estudos em função das aulas que têm. Se você tem aula de História Geral na Terça, e de Geografia na Quarta, reserve esses dias para estudar essas matérias, tanto antes da aula quanto depois dela. Dessa maneira, você vai revisar a matéria e ter tempo de tirar dúvidas com o professor na aula e, depois, fixar o aprendido em sala com leituras indicadas. Fica a dica.

Para aqueles que não fazem mais aulas, ou que estudam apenas com leituras, organizem-se igualmente no tempo para os estudos e intercalem a leitura com exercícios. É fundamental testar seus conhecimentos, seja fazendo simulados online, seja fazendo as provas antigas. Apenas quando o conhecimento é colocado à prova é que se percebe onde está o problema. Não espere chegar no TPS do ano que vem para você ver que está com defasagem em História do Brasil ou em Economia. Tente antecipar esse momento de decepção fazendo provas e vendo que você não está bem. Use a frustração a seu favor para estudar mais e com mais empenho!

Outra coisa que ouço as pessoas falaram é: "eu estudo pensando apenas no TPS e depois, quando eu passar, penso no resto". Tenho sérios problemas com essa afirmação. Concordo que o TPS é uma fase complicada, pois requer muito conhecimento sobre muitas matérias, mas vamos convir que de nada adianta passar no TPS se você não passar no resto. O resultado final vai ser o mesmo daquela pessoa que não passou de cara. Acho muito importante ter uma preparação sólida e sempre com foco no longo prazo. É fundamental estudar as matérias com calma e com profundidade, pois assim você assentará o conhecimento e estará preparado para as demais fases. Ao menos que você faça como eu, que comecei a estudar pra valer cinco meses antes da prova e tive que engolir o máximo de livros e aulas que consegui, vá com calma, estude intensa e profundamente, take your time. A preparação para essa prova é complexa e requer mais que muita inteligência, ela requer paciência. 

É isso. Espero que seja útil! Bons estudos a todos.

Beijos,

Luiza 

4 comentários:

  1. Luíza, apesar de contato que tivemos via e-mail, acho que é primordial expor aqui, seus materiais são de extrema importância á todos que desejam estudar para o Itamaraty. Parabéns pela sua iniciativa e colaboração.
    Rubens.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se a bibliografia que você indicou em 2011 ainda é válida?

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse blog!!! Parabéns, Luiza, por ser uma pessoa tão bacana. Muita gente na sua posição jamais daria dicas tão boas assim "a troco de nada". Estou devorando todo conteúdo que você disponibilizou, pois decidi que quero seguir a carreira diplomática um pouco tarde. Sou engenheira e, portanto, estou bem defasada.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde e obrigado pelas informações, Eu teria uma duvida um pouco relativa, mas que iria me ajudar muito a sua opinião ,enfim Queria saber se é Imprescindível fazer um curso preparatório . já li algumas provas anteriores e vi o nível de subjetividade , mas estou em duvida se valeria investir tanto.

    ResponderExcluir