terça-feira, 27 de agosto de 2013

Resumo da ópera

A vinda do senador boliviano Roger Pinto ao Brasil sem o salvo-conduto da Bolívia trouxe constrangimentos a relação dos dois países. O parlamentar se encontrava asilado na embaixada brasileira em La Paz há mais de um ano e chegou ao Brasil no último sábado – 24 de agosto. A vinda de Roger Pinto para Corumbá (MS) foi realizada em carro oficial da embaixada brasileira, além de contar com o apoio de fuzileiros navais.
O diplomata brasileiro Eduardo Saboia era o encarregado de negócios na representação brasileira na Bolívia e, com a ausência do embaixador, estava no comando da embaixada.  Em entrevista ao Fantástico, o diplomata afirma: "havia uma violação constante, crônica de direitos humanos, porque não havia perspectiva de saída, não havia negociação em curso e havia um problema de depressão que estava se agravando. Tivemos que chamar um médico e ele começou a falar de suicídio".
A operação desencadeou uma crise que levou ao pedido de demissão de Patriota, que será substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado. Patriota, por sua vez, foi indicado por Dilma para a Missão do Brasil na ONU – cargo anteriormente ocupado por Luiz Alberto Figueiredo.


É bom lembrar que não estamos falamos do primeiro constrangimento entre Brasil e Bolívia. Recentemente, o governo boliviano admitiu ter revistado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) no final de 2011. A resposta do governo brasileiro foi que tais procedimentos abusivos levarão à aplicação do princípio da reciprocidade.

3 comentários:

  1. Essa ação colocou o governo brasileiro a sorrir amarel, uma vez que o senador boliviano é cria da diatadura militar boliviana via ADN e ocupou importantes cargos públicos enquanto favorecia os interesses privados dos empresários do gado, mineração e telefonia. Mas também revela a falta de postura e ação do ItamaraTour, mantendo o senador em prisão domiciliar na embaixada brasileira na bolívia.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Natália. Só para atualizar que o blog CACD2013 agora é CACD2014. Novas metas, novo blog. O endereço é esse: http://cacd2014.blogspot.com.br/

    Abraços.
    Leonardo Teixeira

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, sobre esse tema, a revista Piauí desse mês tem uma reportagem completa sobre o caso. Seria interessante quem tem mais conhecimento sobre o assunto comentar a respeito. Abraços! Andrei Lima de Oliveira.

    ResponderExcluir