domingo, 20 de maio de 2012

Terceira fase: a reta final.



Passada a intensa e enriquecedora segunda fase, é hora de enfrentar as deliciosas angústias da terceira (e da quarta) fase. O tempo torna-se um rival, que parece acentuar ainda mais as deleitantes peripécias dessa preparação intensa, e a autoestima parece se esvair, em alguns momentos, dando a impressão de que a barreira das  instigantes oito provas jamais será vencida. 

Em verdade, as possibilidades existem e são grandiosas para aqueles que chegaram até aqui. Não é o momento de esmorecer. A coragem deve existir, mas de maneira moderada; a humildade deve servir de combustível à incessante vontade de aprender; a perseverança deve ser cultivada como uma jovem planta, que frutificará em breve. 

Sei que o caminho é longo, mas sei, igualmente, que o início do fim se aproxima. Fim esse que dará, novamente, início a um novo ciclo, permeado por aprendizados, novidades e sucessos. Minha palavra de incentivo a vocês, neste domingo lúdico e sóbrio, é a de que não esmoreçam. Embora a maratona seja longa, muito se batalhou para chegar até aqui. É preciso ter fé, perseverar e não se deixar abater pelos possíveis obstáculos epistemológicos ou psicológicos que se encontrarão, furtivamente, nos cantos da mente.  ;)

Desejo a todos os que sucederam na segunda fase os meus mais sinceros parabéns. Daqui em diante, mantenham o passo, sigam de modo calmo, coeso e consistente. Aos que se prepararão para 2013, coragem. Há menos tempo do que se imagina para a rodada do ano vindouro.  

Muita sorte a todos e sucesso!

Beijos,

Luiza 


2 comentários:

  1. oi Luiza! Te desejo boa sorte! Estou iniciando os estudos agora, para o exame do ano que vem, e tem sido extremamente enriquecedor acompanhar as suas dicas e sugestões. Então, primeiramente, gostaria de te agradecer por compartilhar sua experiência conosco e dizer que estou torcendo por você! E, agora, uma pergunta:)) gostaria de saber se vc conhece algum professor de redação que ministre aulas via skype. Estou fazendo o curso do clio on line, mas sinto que não será suficiente e, como passarei os próximos 6 meses na Bolívia fazendo trabalho de campo para o meu doutorado, precisa ser on line... e queria muito encontrar um professor legal...se vc souber... o meu e mail: tavaresdefreitas@gmail.com. abraços! e boa sorte!!! patrícia

    ResponderExcluir
  2. boa prova, queridona. estou muito orgulhosa de você! por favor, não abandone o blog quando estiver no itamaraty! =}
    eu deletei meu facebook pra me concentrar melhor nos estudos, então manterei contato por aqui ou por email.
    grande beijo, tudo de bom. estarei enviando aquelas energias positivas de sempre pra ti.

    natália gimenes.

    ResponderExcluir