sábado, 27 de agosto de 2011

CACD 2011: parabéns aos novos diplomatas!

Oi gente,

Sei que estou MUITO ausente, mas, como sempre, estou na correria. Voltei a fazer várias aulas e isso vem consumindo muito do meu tempo. Sei que abandonei o blog, mas não esqueci de vcs. rs.

Fiquei bastante contente com o resultado do CACD 2011. Várias pessoas aqui de Brasília foram aprovadas, incluindo três grandes amigos meus e vários conhecidos. Queria parabenizar a todos que foram convocados e a todos os demais que também foram aprovados. 

Esse ano foi uma confusão em função da redução do número de vagas e dos números do edital. Acabaram sendo aprovadas 60 pessoas, mas apenas 26 foram convocadas. Uma pena, uma vez que o Ministério realmente poderia usar mais pessoas e que muita gente boa está entre esses 60. Enfim, coisas da vida. De qualquer maneira, meus parabéns a todos os aprovados e a todos os convocados. 

As notas nesse ano foram muito altas, algo impressionante. Nos anos anteriores, os primeiros colocados em geral ficavam com 400 pontos, em média. Nesse ano, o primeiro colocado ficou com 600 e algo, ou seja, 200 pontos a mais do que os primeiros colocados dos outros anos. Se o TPS teve notas baixas, as demais fases deste ano tiveram notas supreendentes. Ah, vale ressaltar também que o primeiro colocado desse ano é daqui de Brasília e tem apenas 22 anos, algo ultra surpreendente! rs.

As provas de francês e espanhol fizeram toda a diferença nesse CACD. Muita gente que estava muito bem colocado somando a segunda e a terceira fases acabou caindo muito em função das notas da quarta fase de línguas. Percebe-se que, cada vez mais, as línguas estrangeiras vão fazer toda a diferença no concurso. Assim sendo, todo mundo começando francês e espanhol ontem! 

Apesar de algumas questões tensas, Geografia e Direito foram as provas que tiveram as notas mais altas. História do Brasil, em compensação, foi uma das provas que teve notas mais baixas. Talvez em função da questão de fronteiras com a Guiana e da questão das relações Brasil-Argentina no período Castello Branco, que pegaram muita gente. De qualquer maneira, fica a dica: os temas de delimitações de fronteiras vem sendo uma constante, assim como as relações Brasil-Argentina. Vale a pena sempre ter em mãos o livro do Synésio Sampaio, "Navegantes, Bandeirantes e Diplomatas" e o do Boris  Fausto com o Francisco Devoto sobre a História do Brasil e da Argentina. 

É isso gente. Parabéns aos aprovados e muita sorte aos demais que continuam nessa jornada! Sucesso!

Beijos e abraços,

Luiza


Nenhum comentário:

Postar um comentário