domingo, 24 de julho de 2011

Visita de Patriota à África: Pragmatismo, Multipolaridade Benigna e Reforma da Ordem.



O Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, está em viagem oficial ao continente africano. O Ministro esteve em Guiné-Bissau no dia 20, em Angola nos dias 21 e 22 e na Namíbia dia 23. O Chanceler visitará, ainda, a África do Sul no dia 24, e a República da Guiné no dia 25.

A missão do Chanceler é significativa, na medida em que é a primeira visita oficial de Patriota à África Subsaariana desde sua posse como Ministro das Relações Exteriores. Na agenda da missão de Patriota, estão presentes temas como democracia, cooperação sul-sul em âmbitos diversos, inclusive no combate à AIDS, comércio e estabilidade política nos países da região. A viagem pode ser percebida como demonstração da crescente relevância política e econômica que o Brasil vem atribuindo aos parceiros do Sul. 

Durante a visita, ocorreu, em Luanda, a Feira Internacional de Angola, que contou com a presença de 26 empresas brasileiras. O evento foi relevante, uma vez que Angola é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na África. Além disso, o Ministro esteve presente na XVI Reunião Ordinária dos Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, no dia 22 de julho, também em Luanda, onde discutiu, com os demais ministros do países-membros da Comunidade, sobre a importância da língua portuguesa na ONU e nos Organismos Internacionais e sobre a relevância da cooperação entre os membros da CPLP nessas organizações.

Nessa cúpula, que contou com representantes de todos os países-membros da CPLP e, ainda, com representantes dos países associados, República da Guiné e Senegal, os Ministros congratularam-se pela adoção da Resolução 65/139 da Assembleia Geral das Nações Unidas, que aprofunda o relacionamento entre a ONU e a CPLP. Além disso, os Ministros ressaltaram a importância da continuidade do Plano de Ação de Brasília, que tem como objetivo a promoção e difusão da língua portuguesa, sobretudo como língua de trabalho em organizações internacionais.

A reforma do sistema das Nações Unidas também foi tema de diálogo entre os países da CPLP, sobretudo no que se refere à necessidade de uma representação permanente da África no Conselho de Segurança. Ainda na agenda, estavam, ainda, a importância do Grupo de Contato para Guiné-Bissau e a atuação específica para este país da Comissão para Consolidação da Paz das Nações unidas, uma vez que esses grupos vêm atuando para manutenção da paz em Guiné-Bissau.

A visita do Ministro ao continente africano pode ser percebida como demonstração do pragmatismo crescente da política externa do governo Dilma, que mantém boas relações com os parceiros tradicionais do país, como Estados Unidos e Europa, mas que busca incrementar o perfil das relações mantidas com os países do Sul, sobretudo aqueles do continente Africano e Asiático, e fortalecer a proposta de reforma da ordem.

Cada vez mais, a política externa brasileira pode ser percebida como instrumento para a implementação do que o chanceler Patriota chamou de "multipolaridade benigna". Por esse conceito, entende-se que a multipolaridade é uma realidade internacional desde o fim da Guerra Fria, mas não basta que ela exista, é preciso que ela seja benéfica aos países, sobretudo aos menos desenvolvidos. Missões como essas são de suma importância, na medida em que consolidam as relações do Brasil com parceiros do Sul e em que promovem a cooperação e o comércio entre os países. Nesse sentido, verifica-se a contribuição brasileira com a difusão das benesses que a multipolaridade pode prover. 


Fontes de informações:
- Sítio do Ministério das Relações Exteriores
- Sítio da Agência AIDS de notícias
- Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário