sábado, 23 de julho de 2011

Férias.



Queridos,

Estou de férias das aulas, graças a Deus. Confesso que estou precisando. Passado o TPS, tem sido um pouco difícil recuperar o ritmo de estudos, mas percebo que isso tem acontecido com a maioria de meus colegas, o que me deixa um pouco menos culpada rs.

É um pouco difícil recuperar o ânimo e as energias para aprofundar ainda mais em todo aquele conhecimento que já vimos antes. É, de fato, uma provação, um desafio que requer força de vontade e, sobretudo, muita humildade. Humildade para reconhecer que não sabemos tudo que achávamos que sabíamos e para estudar tudo, uma vez mais.

O estudo para a Carreira é prazeroso. Ele envolve conhecimentos múltiplos em áreas interessantes e coerentes. Tudo o que estudamos mantém uma relação em algum momento, o que facilita os estudos e torna-os muito atraentes. Apesar disso, a caminhada não é menos complexa. Exige-nos conhecimentos demasiadamente profundos, detalhes demasiadamente detalhados sobre os temas, o que, nem sempre, mede o real conhecimento dos candidatos. Por isso a humildade. Humildade para reconhecer que não saberemos tudo sempre e para reconhecer que, apesar de todo o nosso esforço, não podemos controlar o rumo das coisas. 

Aprendi, nesse último ano, que é fundamental ser autoconfiante, persistente, mas modesto. Nesse meio de estudos diplomáticos, sempre haverá pessoas que sabem mais que você, que estudaram mais que você e que irão melhor que você. É preciso perseverar e buscar o seu melhor, mas sempre com a consciência de que é preciso estudar para si, a fim de aprofundar seus conhecimentos, e não para provar seu conhecimento aos demais. Creio que é melhor ser uma pessoa discreta e ser bem sucedido na prova do que tentar provar seus conhecimentos em demasia e não suceder. 

Bom, é sobre isso que tenho refletido aqui, em férias, ao repor minhas energias e ânimos para, em breve, retornar à caminhada; no entanto devo confessar que trouxe alguns (muitos) livros comigo rs. No momento, tenho lido "A Era dos Extremos" em inglês e um pequeno livreto em francês sobre o Saint Empire Romain Germanique. Estou adorando ;)

Uma vez mais, agradeço ao carinho de todos os leitores. Não sei descrever o quão feliz fico ao receber os emails de vocês. Obrigada!

Um grande beijo,

Luiza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário