domingo, 26 de junho de 2011

José Graziano é eleito o novo Diretor-Geral da FAO

Hoje, dia 26 de junho de 2011, foi eleito o novo Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, o brasileiro José Graziano da Silva. 

Graziano foi Ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome, durante o governo Lula, e foi um dos idealizadores do programa Fome Zero. Ao ocupar o principal cargo da FAO, o professor tem como principais metas o combate à fome e a reforma da instituição, que vem sendo acusada de morosidade e falta de eficiência na execução de seus objetivos. 

A eleição de um brasileiro para tal cargo representa o reconhecimento internacional da atuação brasileira no tema. O programa Fome Zero e a redução da pobreza extrema no Brasil são pontos relevantes que contribuíram para o sucesso da empreitada da Presidenta Dilma e do governo brasileiro em relação à candidatura de Graziano. O representante do Brasil concorreu com o representante da Espanha, Miguel Angel Moratinos.

Uma das principais missões de Graziano, além da reforma institucional que vem sendo cobrada sobretudo pelos Estados Unidos, será a de tentar solucionar, ou minimizar, a crise de alimentos pela qual o mundo vem passando. Não apenas no que se refere ao preço elevado, mas também em relação à queda na produção, é preciso tomar medidas que contribuam para a erradicação da fome e que evitem uma crise alimentar. 

A eleição de um brasileiro renomado e com conhecimento específico na área de segurança alimentar representa, como disse a Presidenta Dilma, "o reconhecimento pela sociedade internacional das mudanças socioeconômicas em curso no nosso país".

Abs.

Luiza 


Nenhum comentário:

Postar um comentário