quarta-feira, 15 de maio de 2013

Um saudoso alô da antiga jovem diplomata...

Queridos,

Hoje, quem lhes escreve é a Luiza, a predecessora da Natália na condução do Jovem Diplomata. Depois de tanto tempo ausente do blog e, também, dos assuntos afetos à diplomacia, resolvi vir aqui matar as saudades desse cantinho que costumava ser meu confessionário, meu diário, meu consolo e meu companheiro. Decidi, mais que isso, vir dar um alô cheio de saudades a vocês, queridos, que continuam nessa luta rumo às loucas delícias da diplomacia.

Antes de mais nada, acho que tenho que falar um pouco de mim, do que aconteceu comigo. Muitos devem ter se perguntado "Que fim a Luiza levou?". Rs. Bom, depois da prova (e de "quase" chegar lá), repensei muito minha vida. Revi meus planos, meus desejos e meus reais objetivos ao querer me tornar diplomata. Coloquei na balança o custo-benefício, os meus anseios e as dores e as delícias que vinha vivendo, e vi que, no momento, não estava valendo à pena. Optei por deixar a vida seguir e me apresentar novas - e incríveis - possibilidades. Deixei ela me levar por seus caminhos sinuosos e suntuosos. E digo a vocês: estou trabalhando em um lugar incrível e estou muitíssimo feliz. Obrigada a todos que me incentivaram a correr atrás da minha felicidade e que me apoiaram em todos os momentos das minhas peripécias.

Tendo feito isso, resolvi legar o blog a uma querida amiga, que conheci, inclusive, por intermédio do JD. Natália, minha linda amiga capixaba, é uma aspirante a diplomata que fez o caminho inverso ao meu: trabalhava e optou por deixar o trabalho de lado e focar somente nos estudos. Peço a vocês que dediquem a ela o mesmo carinho e atenção que dedicaram a mim e que a ajudem nesse começo de estudos um pouco árido. Tenho certeza de que ela será uma grande companheira de estudos e que terá muito a trocar com todos vocês. Nat, minha linda, todo sucesso do mundo nos seus estudos e no Jovem. Estou aqui na torcida por você - e, se você me permitir, de vez em quando, acho que vou dar uma passadinha aqui :)

Dito isso, acho que devemos agora falar sobre o que realmente importa: o CACD. Cadê o concurso desse ano, meu povo? Acredito que estejam todos ansiosos e muitíssimo aflitos pela ausência de edital, não é mesmo? Pois bem, de fato, a situação, aparentemente, não é a mais animadora, mas acredito que vocês devem usar esse tempo a favor de vocês. Eventualmente, o edital sairá (não, eu não sei quando, embora tenha ouvido dizer que será ainda neste ano), e acho que vocês podem aproveitar esse período para ler aquele livro que não tinham lido, fazer várias redações de inglês que deixaram para depois e tomar aquelas aulas de espanhol que vocês iam fazer só depois que passassem no TPS... Que tal? Tempo nunca é demais, ainda mais quando se está estudando pro CACD!

Além disso, acho que as perspectivas para vocês são as melhores. Ainda que neste ano e no próximo o concurso seja esguio, com apenas 30 vagas, diminuir as expectativas e mirar nos anos vindouros pode ser uma boa tática, já que as deliciosas 400 vagas foram, sim, aprovadíssimas no ano passado. Eu sei que é difícil esperar e que todos querem passar logo, para dar seguimento à vida, que fica parada por causa do concurso, mas, nesse período atual, recomendo paciência. A bonança virá - só não se sabe efetivamente quando.

Bom, acho que já me estendi demais. Quero deixar a vocês um imenso beijo e dizer que, quando quiserem, podem me escrever. O email continua ativo - embora eu quase, quase nunca o acesse. Cuidem bem da Natália e, mais que isso, cuidem-se. Não se deixem afligir pela incerteza que vem pairando sobre o concurso. Se é o que vocês realmente querem, vai dar certo. O importante é aprender meios de não se deixar levar pelas angústias que estão à espreita e que, eventualmente, baterão à porta. 

Acredito em vocês, meus jovens e queridos diplomatas. 

Um beijo saudoso e muitíssimo carinhoso,

Luiza  

3 comentários:

  1. Olá, Luiza. Boa sorte em seus novos projetos. Mudar é essencial. Darwin propôs sua Teoria das Espécies e relatou que o mais "evoluído" não é o mais "forte" mas o mais adaptado. A Mudança exige coragem e reflexão. Há sabedoria na constância mas também há vitalidade e autonomia na transformação. Essa capacidade de adaptação eleva o perfil do ser humano, possibilitando-o aquilo que era impensável.
    Ser diplomata ou não ser diplomata, eis a questão. Essa não era a frase de Hamlet. O cerne da vida é o ser. Gosto muito de filosofia. Um dos meus favoritos é Sartre e seu existencialismo. Seu pensamento pode ser sintetizado numa frase ontológica: "A existência precede a essência". Assim, segundo Sartre, quando fazemos algo, fazemos com um propósito. O propósito, ou essência, de algo criado vem antes de sua existência. Dessa forma,não somos feitos para qualquer objetivo. Assim, temos de criar nossos propósitos para nós mesmos. A beleza do existencialismo é a liberdade do ser para ser. Foi isso que você fez. Tomou decisões de forma autêntica. Construiu sua essência. E continua construindo.
    Espero que eventualmente venha ao Blog dizer mais alôs. Embora respeite sua essência, não quero me furtar de dizer que você seria uma excelente diplomata. Não apenas pela habilidade acadêmica necessária. Mas pelo seu perfil e pelas palavras que escreve. Seja para onde for, boa sorte. Se desejar(quem sabe)"mudar", é possível que nos esbarremos no Itamaraty.
    P.S. Natália, vi o link para o meu blog CACD 2013. Obrigado pela atenção. Considero importante esse intercâmbio. Angústias pré-edital devem ser compartilhadas. Assim, ficam menores. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza.

    Obviamente que alguns esperavam que estivesse tudo bem com você, e que alguns outros até esperam que você retorne, talvez pela insatisfação da mudança, e mostre o espírito guerreiro que todos precisam de modelo para continuar nessa difícil luta.
    Eu fico muito contente que esteja tudo bem e que seus planos mudaram, mas continuam sendo executados. A vida é isso aí, um caminho único e certo não existe. Tudo de bom para você e que Natália tenha sucesso nesta empreitada.

    James

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, concordo plenamente. hahaha beijos.
    James, obrigada. Conto com todos vocês para isso.
    Luiza, obrigada por tudo, querida. Muitas das minhas decisões não teriam sido sabiamente tomadas sem você.

    Beijos enormes

    ResponderExcluir