domingo, 26 de maio de 2013

Domingo: dia de relaxar (um pouco).



Queridos leitores,

Perdoem minha ausência temporária. Estou em momentos de desespero, mas quem nunca? Até então, nenhuma disciplina tem-me arrancado cabelos em relação ao conteúdo em si, mas ao tamanho da lista de assuntos que abrangem. Acontece com vocês? Por favor, digam que sim (risos).  De todo modo, acho que finalmente consegui estabelecer um cronograma com o qual me dei bem. Após inúmeras tentativas com cronogramas desumanos, por fim encontrei uma metodologia prática, humana e executável. Essa possui intervalos a cada 1 hora de estudos, com intervalos maiores após o almoço e 1 hora pela noite para assistir episódios de Dr. Who, que, a propósito, não tem absolutamente nada a ver com o concurso. Mas, como meu habitual método de escape, o ballet, tem sido impedido por uma recomendação médica devido a uma cirurgia recente, Dr. Who it is.
Bom, como hoje é domingo, o tema é diversão. Porém, diversão dentro dos padrões possíveis para um CACDista. Vim indicar dois filmes para vocês. O primeiro chama-se Budrus. Trata-se de um documentário realizado pela brasileira Julia Bacha. O longa recebeu diversas premiações e foi muito bem recomendado. A carioca, graduada em Política e História do Oriente Médio pela Columbia University, escreveu e dirigiu vários documentários sobre o conflito israelo-palestino e sobre o Irã. Budrus, especificamente, trata de um organizador da comunidade palestina, Ayed Morrar, que une o Fatah local, membros do Hamas e apoiadores israelenses num movimento desarmado para salvar sua aldeia de Budrus da destruição pelo muro de separação de Israel. O trailer pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ff7rScVrbos e o filme pode ser baixado aqui: http://docverdade.blogspot.com.br/2012/01/brudus-2009.html .
O segundo filme, por sua vez, é uma biografia do comissário de direitos humanos da ONU, Sérgio Vieira de Mello, morto num atentado terrorista ao quartel general da ONU em Bagdá promovido pela Al Qaeda em agosto de 2003. O documentário é baseado em um livro de mesmo nome - O homem que queria salvar o mundo - escrito pela diretora executiva do Centro Carr para Política de Direitos Humanos da John F. Kennedy School of Government da Universidade Harvard, Samantha Power. Caso tenham interesse em comprar o livro, o link para sua venda na Companhia das Letras é este: http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12376 . O documentário está na íntegra no youtube e pode ser visto pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=qa80dyJ4evE .
Pipoca e guaraná a postos, bom domingo!

Beijos e abraços [perdoem a intimidade, estou carente],
Natália de Azevedo.

P.S. Luiza, amei o post anterior. Logo irei visitá-la em Brasília. Beijos enormes e saudades.


Fontes:







3 comentários:

  1. Budrus é realmente um documentario sensacional, otimo programa para o final de semana!
    Eu estou estudando desde fevereiro e somente agora consegui encontrar um cronograma adequado ao meu ritmo. No meu caso, a solução foi fazer um planejamento de longo prazo e me preocupar nem tanto com o tempo, mas sim se eu estou ou não aprendo o conteudo programado. Outra coisa que eu fiz foi agrupar os conteudos em ordem cronologica, na medida do possivel, pois me parece uma forma mais logica de ter uma visão global de HB, HM, HPEB, PI e até economia.
    Por fim, estou fazendo exercicios de segunda e terceira fase desde ja, assim parece que estou mais perto do final e diminui a ansiedade!
    Enfim, mil e uma maneiras de preparar o CACD!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica dos filmes. Você poderia postar seu cronograma de estudos, ou explicá-lo melhor? Eu estou tendo dificuldade em montar um cronograma pra mim, e seria de grande ajuda ter uma base pra começar o meu.

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de saber como está organizado seu cronograma de estudos. Estou no último ano de faculdade, mas já estou me preparando para o concurso, e gostaria de saber quais são os cronogramas que dão certo e quais não dão.

    Atenciosamente,
    Anna Carolina.

    ResponderExcluir