terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Jovens Diplomatas, uni-vos!

Após ter recebido emails e contatos de diversos jovens diplomatas aqui do blog, veio-me uma ideia, a fim de evitar que o nosso blog fique parado e largado ao esquecimento oriundo do passar do tempo. 

Como muitos de vocês - para não dizer todos - que leem o blog são estudantes do CACD, alguns com mais experiência que outros, acho que poderia ser legal que alguns de vocês postassem aqui suas experiências, algumas dicas, recomendações, opiniões. O que acham? Acho que essa experiência de compartilhar um pouco do caminho pode ser interessante tanto para vocês, quanto para aqueles que os lerão - afinal, a minha trilha todos já sabem. Está na hora de mostrar histórias e opiniões diferentes. 

Aqueles que curtirem a ideia e tiverem vontade de ser "jovens diplomatas" por um tempo, me avisem, que conversamos para ver se é viável. Lembrando sempre que é preciso comprometimento e respeito com os leitores. :)

Ah, aproveito, também, para divulgar o blog da Bela, colega jovem diplomata, que fez um blog com uma proposta semelhante ao do JD, compartilhando dicas, rotina de estudos, etc. O endereço dela é www.diplomatawannabe.wordpress.com Vale conferir- e seguir! :)

Beijo,

Luiza 

4 comentários:

  1. Ótima ideia Luiza! Minha experiência ainda é muito pequena, este ano será o primeiro em que farei o CACD, porém careço de muito preparo. Estou olhando o Blog que você indicou, e é muito interessante! Tenho muita vontade de contribuir para o "Jovem Diplomata".
    Até mais!
    Aianda.

    ResponderExcluir
  2. Meus cumprimentos a todos aqui presentes,
    Compartilho com vocês o mesmo objetivo: a Carreira Diplomática.
    Sou 2º Ten da Polícia Militar em Minas Gerais, moro em Unaí, que fica a 160km de Brasília e sempre me interessei por assuntos como história mundial e política internacional.
    Tenho 25 anos e três filhos e meu emprego e minha família exigem grande parte da dedicação de meu tempo, por isso, estudo em média de três a quatro horas diárias.
    Tenho grande facilidade com Historia Mundial, Historia do Brasil, Política Internacional e Geografia, sendo meu inglês nível médio para avançado, faltando dar uma polida em gramática.
    Economia, no que tange à matemática, não é meu forte, mas venho notado que a matemática não tem sido cobrada com tanta força, sendo atualmente cobrada a interdisciplinariedade com as outras matérias de humanas.
    Decidi me dedicar e tentar a aprovação no CACD há cerca de um ano, e acompanho este blog a alguns meses.
    Tenho consciência da dificuldade da aprovação neste concurso, mas não encaro como um sofrimento, é um prazer ler assuntos que gosto.
    Com relação ao espanhol, não falo, nem escrevo, com relação ao francês, nível básico. Sei que apesar da baixa pontuação que vale esta ultima etapa em relação as demais, ela pode fazer grande diferença em um concurso tão concorrido, mas acredito (e posso estar errado) que passando na primeira etapa e me esforçando muito, posso aprender e conseguir uma pontuação razoável nesta última etapa.
    Decidi, nestes 12 meses que estudei, dedicar-me mais para as disciplinas que têm maior pontuação, sendo que economia e direito comecei a estudar apenas agora.
    Confesso que estou bastante ansioso para a publicação do edital, esperando que aumente o número de vagas.
    Com relação a você Luiza, também te admiro bastante, tendo-lhe como exemplo. Não sei os motivos que te levaram a desistir deste sonho, mas se for por frustração e desânimo, acredito que você deveria tentar mais uma vez porque você chegou muito perto da aprovação no último concurso.
    Agradeço a você Luiza por compartilhar informações tão importantes e nos disponibilizar um espaço para que além de aprender, possamos compartilhar nossos anseios com relação à carreira pretendia.
    Obrigado por tudo e boa sorte a todos !!

    ResponderExcluir
  3. Olá Luiza, primeiro queria te agradecer por ter postados todas essas informações aqui, acompanho o blog com frequência fiquei espantada com a penúltima postagem. Gostaria de pedir a você, se houver possibilidade, indicar outros blogs sobre o concurso que você costumava acompanhar. Obrigada Sarah

    ResponderExcluir
  4. Otima ideia Luiza! Mandei um email para você, estou interessado em colaborar para a continuidade do blog.

    ResponderExcluir