sábado, 19 de janeiro de 2013

Até breve, Jovem Diplomata.



Queridos leitores, amigos, colegas, jovens diplomatas,

Há três anos, comecei esse blog com a intenção de criar um diário pessoal, onde eu colocaria minha rotina, desabafaria sobre os percalços do caminho rumo à diplomacia e escreveria coisas aleatórias. Contudo, as repercussões dessa minha inciativa superaram toda e qualquer expectativa minha (que era praticamente nula, na verdade), alcançando pessoas dos mais diversos estados do país e das mais diversas áreas de formação, todas com um único interesse: a diplomacia. 

Ao longo desses anos, aprendi muito com o blog, e, consequentemente, com vocês. Ao escrever, organizava meus sentimentos, aprendia a transformá-los em palavras, passava um pouco das minhas angústias e das minhas alegrias para vocês. Na contramão, recebia de vocês o apoio e o carinho daqueles que vinham aqui em busca de informações e se deparavam com uma espécie de confessionário organizado. Fiz amigos, recebi conselhos e  ouvi palavras de coragem. 

O caminho concreto, no entanto, mostrou-se mais sinuoso do que eu imaginava, e a vida, mais travessa do que parecia. Após dois anos de estudos intensos para o concurso, a vida me apresentou novas possibilidades, que se demonstraram ser tão interessantes e apaixonantes quanto a diplomacia. E, seguindo os caminhos ainda não percorridos dessa vida meio louca, resolvi ousar.

Embora um pouco em descompasso com minhas novas prioridades, o blog não será, de modo algum, desativado. As informações que coloquei aqui permanecerão para aqueles que delas precisarem. No entanto, não postarei mais com a mesma frequência e assiduidade de antes. Talvez continue a fazer comentários sobre edital, provas, etc., mas, como tudo aquilo que deixa de ser prioritário, ele será bem menos ativo. Partirei em busca de um novo "Jovem Diplomata", alguém que tenha a disponibilidade, a cautela e a paciência de selecionar informações e dicas e de responder emails dos leitores. Enquanto isso, o blog permanecerá como está agora, em uma espécie de cápsula do tempo, congelado. 

Queridos, agradeço imensamente a todos vocês por tantos aprendizados e por tanta confiança em mim depositada. Desejo a todos sorte e perseverança. Espero de verdade que os sonhos de vocês se realizem, dentro ou fora da diplomacia, e que todos alcancem a plena realização pessoal e profissional. Deixo apenas um comentário para reflexão, por mais piegas que pareça: busquem a felicidade dentro de vocês, e não fora. Sua felicidade pode estar, sim, no Itamaraty, mas pode, igualmente, estar onde você menos espera. Às vezes, do seu lado. 

Deixo a todos um grande beijo e um muito obrigada por terem me acompanhado durante todo esse tempo. Contem comigo sempre, como amiga, colega, conselheira. Sempre que precisarem, mandem emails. O endereço continuará ativo, embora eu o vá acessar menos. Não sei exatamente o que o futuro nos reserva, mas de uma coisa tenho certeza: ainda nos encontraremos muito por esse mundo a fora :) 

Beijos mil e um até breve,

Luiza 

6 comentários:

  1. Primeiro, parabéns pela iniciativa do blog, que acompanho faz um bom tempo. Segundo, parabéns pela coragem de mudar o curso da vida quando tudo já parecia decidido. Como você, também optei por seguir outro caminho - de certa forma influenciada pelo esforço que vi você - e outros colegas - fazer no último concurso e pela pouca diferença de pontuação entre os candidatos que entraram e os que ficaram fora do Itamaraty. Só que há outros peixes no mar, como diz o ditado, e talvez não tão dificeis de pescar (rsrsr). De qualquer forma, você demonstrou grade coragem, seja prestando esse concurso, seja agora decidindo por outro caminho ou expondo sua caminhada aqui. E quando a gente se descobre com essa força, todo o resto é fichinha. Boa Sorte !

    ResponderExcluir
  2. Luiza, estou curioso.. porque você desistiu de ser diplomata? Coincidentemente, estou no aeroporto de Brasilia fazendo uma conexão, e por um momento eu me dei conta que estou mais perto do que nunca do Itamaraty, e a minha vontade de ser um diplomata cresceu... você nunca esteve tão perto. Até breve.

    ResponderExcluir
  3. Luiza, essa decisão que você tomou me parece a mais sensata. Pouco tempo atrás eu tomei a decisão de só estudar quando quiser e puder. A vida passando e... e...
    Ora, vamos trabalhar, viver, amar e curtir essa vida maravilhosa, decepções surgirão em qualquer lugar, inclusive no Itamaraty.
    Grande abraço e sucesso nessa sua empreitada. Se tiver que retornar você é corajosa e vai encarar de frente mais uma vez.
    James

    ResponderExcluir
  4. Cara Luiza, através da sua coragem e iniciativa, também tive a 'ousadia' de criar um blog voltado para o CACD. Caso tenha interesse de dar uma olhada, comentar ou até mesmo passar adiante para seus leitores (visto que você está em busca de outro 'jovem diplomata' hehe) este é o link http://diplomatawannabe.wordpress.com/
    Não tenho a mesma experiência que você, inclusive nunca fiz uma prova do concurso, mas creio que tenho ajudado muitas pessoas. Estou disposta a continuar meu trabalho com o blog e ajudar o máximo de pessoas possíveis. Lembrando que essa iniciativa veio de você, querida. Muito mas muuuuiiito sucesso na sua vida em qualquer carreira que você seguir.

    ResponderExcluir
  5. Luiza,
    Acho que nunca comentei no blog, mas hoje, com essa despedida, não contive a vontade. Emocionei-me; meus olhos marejaram... Senti orgulho de você, sem nem lhe conhecer. Espero que seja muito feliz com sua nova escolha e que tenha sempre essa coragem. Você sempre foi inspiração para nós, que caminhávamos juntos na jornada ao Itamaraty, e hoje é uma inspiração ainda maior, por ter tido a força e a coragem de trocar um sonho por outro. Que a gente se encontre pelo mundo, independentemente das nossas escolhas futuras! Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Tudo bem?

    Meu nome é Vagner Leme, acompanho seu blog faz um tempo, ate te enviei um e-mail uma vez. Nesse período de férias eu sempre vinha aqui, diariamente, pra ver se tinha uma nova postagem, e como não encontrava novas postagens eu pensava, acho que ela deve estar estudando muito, por isso esta sem tempo pra postar.

    Ao ler essa postagem, em que voce disse que desistiu da carreira diplomática, e vai agora buscar outros rumos, confesso que tive uma sensação estranha, fiquei triste, melancólico. Sei lá, eu nem te conheço, nunca conversei com voce, mas passei a te admirar pela sua dedicação e disciplina, coisas que eu invejo muito. E também pela sua generosidade, por gastar algumas horas do seu tempo contando suas experiências, dando dicas, recomendando livros, estratégias de estudo. Isso é algo muito bonito, mostrar atenção para com o próximo, mesmo sabendo que muitos podem ser concorrentes diretos a mesma meta que voce almeja. E no entanto voce não pensou de forma pequena, mesquinha. Voce foi grande, não monopolizando informações e nem conhecimento, mas os compartilhando, fazendo assim com que outros, que voce nem mesmo conhece, evoluíssem também.

    Eu espero, de coração, que voce Luiza realmente tenha encontrado algo que vai te fazer mais feliz e te tornar mais realizada que a carreira diplomática, espero com todo anseio que de fato tenha sido isso que a fez desistir desse caminho, rumo a essa carreira que voce parecia ambicionar tanto. E também, que voce não tenha desistido por desmotivacao. Não tenho nada com a sua vida, acredito que ninguém melhor do que nós pra sabermos o que é melhor pra gente mesmo, por isso torço que não seja por desmotivacao, pois se for esse o motivo que a levou a desistir, acho que voce cometeu um erro. Acredito piamente que voce nunca esteve tao próxima de se tornar uma diplomata, em virtude do desempenho que voce teve no ultimo exame. Se voce insistisse, tenho convicção que a probabilidade de voce conseguir dessa vez, seria muito maior do que da ultima vez.

    Espero que voce tenha tomado a melhor decisão, e que a vida seja generosa com voce, em qualquer caminho que voce trace daqui por diante.

    Um forte abraço, eu realmente admiro muito voce.

    ResponderExcluir