quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Recomeçar.




E eis que, passada a tempestade, vem a calmaria. Depois que a noite leva embora a decepção e a raiva, começam a surgir as forças pra recomeçar, no prelúdio a um novo dia.

Não passar dói. Dói muito. E eu não preciso ter vergonha de dizer isso aqui. O processo de ir até as últimas fases é cansativo, dolorido, desgastante. E chegar até lá pra morrer na praia cria na gente uma dor sem fim. Os demais 130 candidatos que também não conseguiram junto comigo provavelmente também sabem como é. As palavras de apoio, de coragem, de "parabéns" (afinal foram quase 7 mil inscritos) parecem vazias quando nos lembramos que é preciso "começar tudo de novo". Esse pensamento destrói ânimos, forças e, muitas vezes, até mesmo nossa vontade de continuar.

Sim, doeu muito não ter conseguido, mas resolvi seguir em frente. Os emails e os comentários que recebi dos inúmeros leitores foram muito importantes para reforçar essa minha decisão. Resolvi que não é hora de esmorecer. Não passar também faz parte do processo, nos humaniza, nos torna mais humildes e também nos testa. Será que realmente queremos tanto isso? Será que estamos dispostos a passar por cima da derrota, do nosso orgulho ferido? Eu pensei e repensei mil vezes qual seria a minha resposta, mas decidi que sim, vale a pena, valerá a pena. Eu vou fazer valer a pena. 

Saber que muitos me leem é muito bom, mas também cria uma responsabilidade, às vezes. Eu gostaria de ser um exemplo melhor para muitos que buscam aqui informações, conselhos e inspiração, mas a verdade é que sou humana e também falho. Mas acho importante mostrar esse outro lado também. No fundo, somos todos esforçados (um com mais sorte que outros, eu sei), mas estamos todos no mesmo barco. O barco das incertezas, das dúvidas, das angústias. O importante é saber como superá-las, como arrancar força delas, e é isso que estou tentando fazer agora, depois de uns meses meio perdida, me acostumando com o tombo.

Bom, mais que um post qualquer, esse post de hoje é um desabafo e um imenso agradecimento. A força de todos vocês me deu ânimo para recomeçar, para acreditar de novo. E é isso que eu aconselho a todos vocês, futuros diplomatas que me leem: acreditem e não desistam. Passar logo é "fácil". Difícil é continuar apesar dos percalços no caminho. Só quem realmente ama essa carreira e tudo ao redor dela arranca coragem para perseverar mesmo em momentos difíceis. Não desistam. Assim como vocês torcem por mim, eu torço por vocês, futuros jovens diplomatas desse país, mesmo sem os conhecer. 

Coragem. A prova de 2013 está logo aí :)

Um grande beijo a todos,

Luiza 


*Trilha sonora de hoje, enviada por um leitor: Music for a forgotten future. Não sei quem canta, mas até que combinou com o momento rs.

14 comentários:

  1. Atitude é tudo, e isto não te falta....bom saber que vc voltou ao bom combate...vc vai passar...paciência e muito estudo....Compartimos a mesma luta, como tantos outros...cair faz parte...alguns não levantam...mas continuar nos faz lembrar que o céu é amigo dos que não desistem...

    Sorte siempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Julius. Obrigada pelas palavras. Coragem pra nós, porque é preciso cair pra aprender a levantar :) Beijos!

      Excluir
  2. Não desista. Você é muito capaz e uma referência para muitos. A música é cheia de barulhinhos? Se for, é do Mogwai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi danilo! valeu pela força! a música é do mogwai mesmo! adorei eles :) beijos!!!

      Excluir
  3. Ei Luiza,
    Venho sempre olhar esse blog desde quando quis saber mais sobre a carreira de diplomata.
    Eu fiquei torcendo para você passar e triste que não passou. Mas estou torcendo para que você passe na próxima. Não desista, nunca!! =)

    ResponderExcluir
  4. Lindo post Luiza. Sempre torço por ti.
    Isso serve de inspiração pra mim, não apenas na luta pela carreira, mas na luta pela vida...

    ResponderExcluir
  5. Saudações, Luiza!
    Eu experimentei o que você passou quando, depois de largar direito, fiz cursinho, pois não tinha conseguido entrar em medicina direto por 1 vaga. Enfim, você chegou super longe, o que lhe mostra como está perto de ser aprovada e como é possível, na sua condição de conhecimento, estar no Rio Branco. O jeito é aparar as arestar e lapidar pequenas coisas que, apesar de pequenas, geralmente são as mais chatas e cansativas. Apenas posso te desejar uma boa sorte, não deixar a peteca cair, pois é muito natural e esperado que você dê certo. Apesar dos desencontros, espero um dia também estar lá e que me considere um bom amigo !

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Passando aqui pra divulgar um cursinho que eu ainda não tinha ouvido falar: www.cursosapientia.com.br.
    Algum de vocês já teve aguma experiência ou contato com ele?
    Abraços,
    Fabiano

    ResponderExcluir
  7. Luiza, é difícil não passar mesmo. Eu fico remoendo para ver onde errei, que podia ter sido melhor nisso ou naquilo.Enfim, recomeçar é difícil, mas deixa a gente mais forte e mais humilde, como vc mesma disse =)
    Força, fé e paciência! Vc é uma guria dedicada e com boa intenção, será uma ótima diplomata!

    ResponderExcluir
  8. Querida Luiza,
    em primeiro lugar você não morreu na praia. nada do que você estudou e teve como experiência chegando até as últimas fases foi em vão. nós nos orgulhamos muito de você por tudo isso.
    segundo ponto. sua persistência motiva muitas pessoas que só estão no começo, como eu. não pense nos seus leitores como uma responsabilidade, mas como torcedores. estamos todos torcendo por você porque nos identificamos com sua vontade. quanto a ser um bom exemplo, nunca mais repita que gostaria de ser um exemplo melhor, pois todos nós sabemos que você dá o melhor de si e você tem sido uma inspiração sempre. você é o melhor exemplo que poderíamos ter. sem dúvidas será uma excelente diplomata. quero muito ter a honra de trabalhar do seu lado.

    Grande beijo,
    Natália.

    ResponderExcluir
  9. Força garota!
    "Não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória."
    Roberto Shinyashiki

    ResponderExcluir
  10. Estou começando a estudar a carreira de diplomata. Sem dúvida é uma profissão incrível e realizante. Mas vejo quanto é árduo o caminho para chegar lá. Esse seu post dentre muitos outros que li, foi o que mais me motivou, e deixou a ficha cair de que estudar é o único caminho e sempre ter o objetivo em vista. Nunca desista. Acabou de ganhar um leitor!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luiza, quais lições você tirou desse cacd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André.

      Nesse CACD percebi que é muito importante saber como estudar diferentemente para as diferentes fases do concurso. O estudo para um TPS é muito mais quantitativo que qualitativo, e deve mesmo ser assim. Pra primeira fase, precisamos acumular matéria absurdamente, pois os temas mais esdrúxulos podem aparecer. Já da segunda fase em diante, o importante é a qualidade do estudo. Sobretudo na terceira fase, onde conteúdo e forma são igualmente importantes, não adianta apenas tentar rever tudo antes da prova. É preciso aprender a trabalhar os conceitos, encadeá-los. Isso requer conhecimentos profundos e maturidade, e, algumas vezes, não está sob o nosso controle.

      Além disso, percebi que a sorte também é fundamental. Vi pessoas que cometeram erros e os corretores deixaram passar e pessoas (como eu) que foram penalizadas indevidamente por algumas coisas corretas. Enfim, acho que aprendi que o tempo está a meu favor e que o importante é continuar, com perseverança e maturidade :)

      Beijoca

      Excluir