quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Resultado final da 3a fase e resultado provisório da 4a fase do CACD 2012

Prezados,

Hoje, finalmente, saíram os resultados finais da 3a fase e o resultado provisório da 4a fase do concurso. As notas deste ano foram bastante altas se comparadas às dos anos anteriores. Percebe-se que, cada vez mais, os candidatos estão se aperfeiçoando, tornando a média exigida para a aprovação progressivamente mais alta. 

Algumas correções foram percebidas pelos candidatos como demasiadamente pesadas. As provas de inglês e de economia foram aquelas que mais atrapalharam a vida dos candidatos. Inglês, sobretudo, em função das traduções, que estavam bastante difíceis. Economia, especialmente em função da primeira questão, na qual a banca não perdoou os candidatos e conferiu até mesmo notas como 1, 2 e zero, repetindo o que acontecera no ano passado com a questão dos mercados de fundos emprestáveis. 

Na quarta fase, o problema foi sobretudo a prova de espanhol. Pessoas com fluência na língua ou que estudaram em países de língua espanhola tiraram notas abaixo de 30, o que, para uma prova que vale 50, é pouco. No francês, por incrível que pareça, as notas foram mais altas.

Os recursos da 4a fase ainda serão interpostos, mas apenas as últimas colocações do ranking devem ser alteradas. Logo, desejo aos aprovados os meus mais sinceros parabéns, e, àqueles que ainda estão na luta para se classificar, os meus sinceros votos de boa sorte e de coragem. Não desistam. Todos já são merecedores de congratulações.

Aos leitores que vem mandando emails e comentários perguntando a respeito da minha nota, agradeço por todo o carinho e torcida, mas infelizmente não foi dessa vez. De todo modo, o aprendizado foi enorme, e ficam as lições deste ano para os concursos vindouros. Agora, é erguer a cabeça e recomeçar, com mais experiência e autoconhecimento. Obrigada a todos pelo carinho, e bons estudos a todos aqueles que se preparam aos próximos concursos. :)

Abraços calorosos,

Luiza

23 comentários:

  1. Olá, Luiza.. lamento por você não ter passado para a próxima fase, mas tenho certeza que tua aprovação virá em breve.

    Grande abraço!

    Neto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Neto, obrigada pelas palavras. Passar eu passei, mas não foi o suficiente pra me classificar. Agora, é dar a volta por cima e recomeçar. :)

      Abraço e bons estudos,

      Luiza

      Excluir
  2. Luiza, boa tarde

    Fiquei bastante triste com a sua não classificação no CACD. Já sou servidor público federal estável e todos os dias da minha vida me pergunto se devo fazer ou não este concurso.
    Primeiro porque sou Analista de Sistemas, uma área de conhecimento não exatamente relacionada com esta área. Segundo porque já é estou no meu segundo emprego federal e, apesar de acharmos que estamos saindo para um cargo melhor, no final o que muda é o salário, pois os problemas continuam. Terceiro, a real certeza que o mundo da diplomacia não é exatamente a maravilha que muitos pensam.

    Vou para minha rede refletir sobre os possibilidades, pois não sei se estou disposto a ficar 3 anos ou mais estudando para este concurso.

    Sobre você eu tenho certeza: Ano que vem TEM MAIS!
    Sucesso!
    James

    ResponderExcluir
  3. Que pena que você não passou =( estava torcendo por você, te admiro muito por essa confiança e essa perseverança que você têm, isso mesmo não desista e saiba que estamos aqui torcendo por você.

    http://entrelivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou mais um - das centenas de pessoas que devem acessar esse blog - que lamentam o fato de você não ter passado. Conheci seu blog há pouco tempo, mas ele já tem sido de grande ajuda nos meus primeiros passos rumo ao Instituto. Te desejo tudo de bom. Não desanime e boa sorte nesses próximos capítulos!

    Ps.: Não deixe de atualizar o blog!

    ResponderExcluir
  5. Estou com o Danilo Rodrigues, lamento profundamente a sua não classificação no n° de vagas e espero que vc continue atualizando o blog na "retomada da jornada". A sua vitória está cada vez mais perto , tenho certeza disso!!

    ResponderExcluir
  6. Luiza!

    A vida é assim, mas o importante é saber que você, com certeza, será uma brilhante diplomata. Junto com você em mais um ano de estudos "até passar"!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que pena mesmo que não foi dessa vez. Mas tenho certeza de que você está no caminho certo, Luiza! É uma pessoa muito focada e determinada e, além disso, muito inteligente. Sei que deve estar chateada - eu também estaria - mas o importante é lembrar-se do quanto você quer isso e continuar olhando para a frente. Sei que você consegue.

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza, eu estava torcendo por você e fiquei super triste quando soube, mas continue firme que você logo vai conseguir!! Tenha fé e não desista, pois na hora certa, sua vez vai chegar.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o seu blog! Estou torcendo muito por você, Luiza!!
    Tomei uma iniciativa semelhante, se puder me ajudar a divulgar o blog, ficaria feliz!!

    http://www.umdiariodiplomatico.blogspot.com.br/

    Beijos e toda a sorte possível !

    ResponderExcluir
  10. Luiza

    Me chamo Gabriel e estou também me preparando para chamar essa carreira maravilhosa de minha.

    Achei teu blog por acaso na internet e agora sou fã de carteirinha... Estou lendo todos os posts para vivenciar todas as suas experiências.
    Sei que é difícil ficar por tão pouco... mas continue na luta... Ano que vem você arrebenta...
    O link do arquivo de dicas de estudo do Bruno Pereira está quebrado...Se puder me mandar agradeço figueiredogabri@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiza,

    Visito seu blog esporadicamente mas aprecio bastante sua determinação e especialmente seu interesse em compartilhar com outros colegas sua experiência. Por um lado fico feliz que tenha chegado onde chegou pelo simples fato de significar que você está cada dia mais perto de alcançar seu sonho, por outro fico consternado por não ter sido dessa vez.
    Continue sua caminhada !
    E, quem sabe não nos vemos lá daqui há alguns anos.

    Abraços

    Pedro Carrer

    ResponderExcluir
  12. Olá, também prestei o concurso e gostaria de corroborar o texto da Luiza, tive problemas exatamente com essas matérias: Espanhol(tenho diploma de nível superior pelo Instituto Cervantes - Madri), Inglês(estudei nos EUA) e Economia(sou economista formado, e meu problema foi exatamente com a questão 1).

    abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não sei o que houve com o concurso deste ano, mas as correções pareceram muito díspares.

      Pessoas como você, com nível excelente em línguas e em economia, tiveram notas bastante baixas, e sem nenhuma justificativa plausível, uma vez que a prova de 3a fase não vem com nenhuma marcação (exceto em inglês).

      Acho que seria mais do que necessário que voltassem a corrigir as provas com marcações, como acontecia antigamente, até por motivos de segurança.
      De todo modo, ficam a experiência e o aprendizado.
      Abraços

      Luiza

      Excluir
    2. Sobre esta questão B.M., às vezes fico me perguntando sobre a importância do fator sorte em um concurso como esse, tendo em vista a quantidade extrema de disciplinas envolvidas e os assuntos de cada uma dela.
      Ser presenteado com algumas questões onde você domina é bom, mas passar mais um ano estudando por ser "presenteado" com questões com assuntos pouco conhecidos, ou mesmo desconhecidos é duro.
      Um colega meu passou no concurso da Esaex, principalmente porque na questão discursiva caiu exatamente o que ele sabia, mas não teve a mesma sorte em outros concursos.

      Abraços e boa sorte,
      James

      Excluir
  13. Muito, muito, muito obrigada a todos pelos comentários e pela torcida. Já estou me preparando para voltar à rotina intensa de estudos! Não vou desanimar - embora recomeços sejam sempre difíceis - e o apoio de vocês é fundamental pra essa minha perseverança.

    Grande beijo e, mais uma vez, muito obrigada,

    Luiza

    ResponderExcluir
  14. Luiza, pra quem impetrou recurso, a justificativa para as questôes serão disponibilizadas dia 23, vamos ver!

    James, sorte é um fator determinante nesse concurso, não apenas em cair assuntos que você domina(cheguei a rir de felicidade quando vi a questão 1 da prova de economia, tema sobre o qual estudei muito. Foi minha nota mais baixa no concurso)mas que sua resposta esteja de acordo com o que espera a banca, o que é muito subjetivo.

    Alguém está fazendo algum curso de preparação?

    Podiamos formar um grupo de estudos, pra trocar experiências.

    abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BM, acho legal a ideia de um grupo. Podíamos discutir os temas via email (tipo ygroup) ou skype. Confesso que um grupo com pessoas em nível um pouco mais avançado seria mais interessante para mim, no momento.
      De onde vc é? Se quiser, me passa um email depois com teu contato e nos falamos melhor.

      Abraços

      Excluir
  15. Oi luiza!! Nao vou lamentar por vc nao ter se classificado, mas sim, lhe parabenizar! Você foi espetacular, menina! E tenho certeza que falta pouco para ti. Gostaria muito de participar deste grupo de estudos e acredito que ymail seja perfeito. Sera uma grande ajuda para os que estao fora de Brasilia mas não menos determinados.

    Beijos!

    Camille

    ResponderExcluir
  16. Acabei de ver as respostas para os recursos da 3 fase, e estou seriamente decepcionado.

    Sobre a questão 1 de economia, minha resposta está de acordo com os aspectos econômicos dos acordos de preferência comercial conforme o relatório da OMC citado no enunciado da questão. Argumentei isso, entre outras coisas, no recurso, infelizmente, foi indeferido, recebendo como justificativa apenas uma resposta padrão:

    Quesito 01 – Recurso indeferido. A nota atribuída reflete uma avaliação global da resposta do candidato.
    Foram cotejados os elementos fundamentais de informação e análise esperados pela banca com aqueles
    contidos na resposta. Ademais, a pontuação obedeceu a critérios isonômicos que, além adotarem como
    parâmetro o desempenho ideal do candidato na questão, consideraram a qualidade relativa e comparada do
    conjunto das provas.

    Essa resposta não explica nada, e é padrão, outras questões apresentam a mesma justificativa, ou então essa daqui:

    "A Banca examinou a argumentação do candidato e considerou o conceito obtido compatível com os conhecimentos apresentados. Indeferido"

    Isso não justifica nada.

    O caso de inglês é ainda mais revoltante. Na prova, como justificativa para a nota baixa, o corretor escreveu que a composition deveria ser sobre os Brics, e não como os interesses estratégicos da China seriam servidos por sua associação ao bloco. No entanto, a questão pedia claramente que se abordasse os interesses chineses em sua associação com os Brics. Argumentei isso em meu recurso, recebendo a seguinte resposta:

    Não houve deferimento
    "Mark maitained. Apart from the comment on China's desire to see the expansion of the influence of its currency worldwide, the rest of the text is on the BRICS strategies, not, as was asked for in the question,
    how China's interests are served by association to the bloc."

    Eles mudaram de justificativa, no primeiro caso, foi por eu ter falado dos interesses estratégicos da China, com o recurso, a nova justificativa refere-se a eu não ter falado o bastante sobre os interesses estratégicos da China. Achei pouco criterioso.

    Luiza, me passa seu email que eu entro em contato. Alguém vai fazer algum curso preparatório?

    abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da mesma decepção que você, BM. As respostas aos recursos foram maioritariamente iguais e pouco especificas. Em ingles, varias marcações errôneas foram mantidas, e olha que fui aconselhada por 3 professores, sendo um diplomata. Enfim.

      Entre em contato comigo pelo jovemdiplomata@gmail.com que continuamos nos falando por lá, ok?

      Abraços

      Excluir
  17. Luiza, com pesar que li o seu post. De toda forma, você já é uma vitoriosa. Parabéns!! Você foi muito bem, chegou muito perto... o que importa é vc saber que já está no caminho. :)) Muita força em sua nova trajetória. Continuo na torcida. Um grande beijo, Raissa

    ResponderExcluir