segunda-feira, 2 de julho de 2012

Finda o CACD 2012: liberdade, ainda que tardia.



Finalmente, é terminada a temporada do CACD 2012. Iniciada em março (ou bem antes, em verdade), a longa corrida de obstáculos do concurso deste ano se encerra. Entre mortos, feridos e enfermos, salvaram-se todos.

A experiência é, de fato, engrandecedora. Os limites cognitivos e físicos são postos a prova a todo tempo, e, aliado a isso, o elemento psicológico é peça-chave, sendo capaz de ajudar incrivelmente ou  de desestabilizar o candidato. 

Três finais de semana fazendo provas aos sábados e aos domingos parecem difíceis na teoria, mas são, na prática, uma tortura. Noites mal dormidas, semanas de intensos estudos, fins de semana permeados por provas, e a triste sensação de não ter muito o que celebrar após uma missão cumprida - afinal, logo ali, à espreita, já há mais uma prova à espera. 

Se comparado aos anos anteriores, o concurso de 2012 teve um diferencial: a multidisciplinaridade das provas de terceira fase. A política internacional e seus fatos corriqueiros permearam a maioria das provas, da economia à geografia; o comércio internacional e os acontecimentos financeiros atuais apareceram, igualmente, de modo bastante efetivo, desde seu aspecto jurídico, na prova de direito, a seus impactos econômicos, na prova de economia; e a prova de inglês foi o diferencial: totalmente baseada na China e em suas diretrizes políticas, uma inovação que provocou nos candidatos sentimentos controvertidos.

De todo modo, é findado o concurso e agora resta esperar pelo veredito. A experiência por si só é aprendizado de enorme valia, e, com certeza, acrescenta maturidade e conhecimento a todos que por ela passaram - e sobreviveram. Desejo muita sorte aos quase 200 guerreiros que trilharam esse caminho e parabenizo-lhes por terem cumprido essa jornada. Vocês já são vitoriosos por terem chegado até aqui. 
Que aconteça o melhor!

Saudações cordiais, 

Luiza.


6 comentários:

  1. Olá Luiza, a partir de hoje passo a ser mais uma seguidora do seu blog, este concurso é o meu sonho, mas pela dificuldade de não ter a língua estrangeira o abandonei por muito tempo para seguir na carreira jurídica, entretanto sei que concurso nenhum da magistratura ou do MP iria conseguir mesmo com salários bem maiores, assim, resolvi que custe o tempo (e o esforço) que custar vou em busca do meu sonho, e assim, alcancei a minha paz de espírito.
    Vc provavelmente chegará lá bem antes (se Deus quiser logo), mas me aguarde pois seremos colegas de trabalho. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Luiza, desejo-lhe muita sorte e espero do fundo do meu coração que vossa seja agraciada com uma vaga nesse CACD.
    Desisti de concorrer a uma das vagas, pois já sou funcionário público e as dúvidas sobre as dificuldades(tempo de estudo, mudança, distância dos familiares) pesaram, ainda que nesse momento.
    Realmente não sei onde gastar com essa energia inesgotável que eu sinto, além da vontade incessante pela leitura. Vou brincando com meu filho, curtindo o mar, a família e a vida; correndo (dropando) ondas e curtindo boa música e leitura.
    Acompanho seu blog apenas para brindar o seu sucesso, pois aprendi a torcer por você.
    Grande abraço!
    James

    ResponderExcluir
  3. Torcida reunida Lu amada!! Você já é uma vencedora!! Beijos no coração!! <3

    ResponderExcluir
  4. Parabéns! Acompanho o seu blog desde as postagens de 2009.. E posso dizer que sou seu fã! rsrs. Boa Sorte, sei que serei seu futuro colega..

    ResponderExcluir
  5. Me senti IMPULSIONADO a escrever. Acompanho seu blog desde antes dessa prova de 2012. Terminei o curso de direito no Mackenzie nesse meio de ano, bem como acabei de prestar a prova da OAB. Prestei essa prova de 2012 para "ver como me saia"...entretanto, blogs como o seu me ajudaram a entender a carreira de diplomata e perceber que sim, esta é uma profissão q eu acredito. e é nela que eu quero empreender esforços para "melhorar o mundo q nasci". Não passei da primeira fase, infelizmente e felizmente, pois as fases coincidiam com a prova da OAB q, queira eu ou não, necessito para trabalhar e ganhar os trocadinhos q vão custear os meus livros, possíveis cursinhos e meu retorno à cidade de sp. Luiza, deixo meus votos de vitória pra você aqui, que tanto se preocupou em ajudar os demais, para que você seja uma diplomata (terceira secretária por enquanto ^^), pois vejo que esse seu instinto de ajudar será essencial para que você faça um diferencial. diferencial na carreira? não. No mundo. Abç

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Luiza! Eu e meu namorado acompanhamos e nos inspiramos no seu blog! Meu namorado decidiu pela carreira diplomática este ano. Estamos na agonia e na esperança de que assim como vc, ele também consiga alcançar o sonho! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir