segunda-feira, 26 de março de 2012

TPS 2012: primeiras impressões

Passada a primeira fase, é hora de tecer alguns comentários sobre a prova de ontem.

Acho que, mais uma vez, Português pode ter sido fator complicador para alguns. O grande número de textos, característico, e o tempo relativamente reduzido atrapalhou, novamente, algumas pessoas, como já ouvi falar. No entanto, alguns acham que, neste ano, pegaram mais pesado na parte da tarde. Como se cobrou muito mais Direito Constitucional do que Direito Internacional (que se resumiu, basicamente, a uma questão), muita gente foi pega de surpresa, visto que a maioria das pessoas dedica mais tempo de estudos ao Direito das Gentes.

Em História do Brasil, novamente percebeu-se uma certa linearidade temporal nas questões, vindo desde a colônia até os tempos recentes. Mais uma vez, uma questão que aborda os tratados limítrofes do período colonial se fez presente. Esse tema vem sendo cobrado com cada vez mais frequência, tanto no TPS quanto na terceira fase, o que nos mostra que ele tem de ser estudado cada vez com mais profundidade daqui em diante, sobretudo porque há muitos detalhes envolvidos. Em História Geral, não houve grandes surpresas. Foram cobradas linhas gerais da história mundial e algumas questões que abordavam detalhes mais específicos, como é de praxe.

Confesso que achei a prova de Inglês um pouco ingrata. Não porque estivesse necessariamente difícil, mas porque acho "a bit unfair" as questões que pedem a substituição de uma palavra que nunca vimos por outra igualmente desconhecida. É sempre uma "wild guess", por mais que o contexto ajude. Não creio que isso meça fidedignamente o conhecimento da língua, mas enfim.

De todo modo, acho que, no geral, as pessoas acharam que foi uma prova realizável, e, como sempre, com vários "peguinhas" típicos do cespe. A alteração de palavras que nos levam à dúvida, as ambiguidades na redação dos itens, coisas características da banca, que acabam por nos prejudicar em algum momento. De qualquer maneira, agora só nos resta esperar o gabarito, que deve sair amanhã.

Alguns problemas com a numeração das questões se fizeram presentes nas provas de algumas pessoas. As questões de números 15 e 55 vieram com os itens numerados na ordem "1, 4, 3, 2". Não teria havido muitos problemas se os candidatos tivessem sido informados sobre como proceder de maneira uniforme, mas parece que houve divergências de recomendação nas diferentes salas. Em algumas, os fiscais falaram para marcar "na ordem"; em outras, para marcar "de acordo com a numeração, e não com a ordem". Enfim, nem bem passaram 24h da prova e já há problemas em relação a isso. Parece-me que, em função desses desentendimentos, os itens deverão ser anulados. Resta-nos esperar para ver como o Cespe irá proceder e, se for o caso, pedir recurso nessas questões.

Queria saber o que vocês acharam da prova, quais foram suas impressões.

Estou torcendo por vocês. Sorte a todos nós.

Beijos,

Luiza


Ps. Ah! Quase me esqueço de um "detalhe" relevante: o Projeto de Lei que cria 400 novas vagas de Diplomata, que já havia sido aprovado no Congresso, foi sancionado, hoje, pela Presidente Dilma. Mais um bom motivo para persistir. Coraggio, meus queridos!

10 comentários:

  1. Luiza,

    Este é o meu primeiro ano prestando a prova do IRBr. Confesso que fiz só pra conhecer, uma vez que meus conhecimentos de direito interno e de direito internacional público são ridículos! Hahaha!

    Me surpreendi com a quantidade de pegadinhas na prova. Estou no quarto ano de economia e quase me atrapalhei em uma questão... tem que ficar esperto com essa prova! =)

    A minha impressão inicial é de que a parte de português e de inglês são difíceis, mas possíveis de serem feitas se forem muito bem lidas.

    Economia priorizou as teorias ao invés de contas sem noção, o que é ótimo! Prova que merece cuidado com alguns conceitos, como a diferença entre multiplicador monetário e multiplicador bancário!

    Venho acompanhando o seu blog há alguns meses e tenho aproveitado bastante os seus depoimentos. Parabéns! =)

    Você teria o link de um gabarito? Algo feito por algum cursinho? Estou curioso pra saber a minha pontuação!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Na minha sala foi uma palhaçada!!!
    Na parte da manhã um funcionário do cespe nos informou que na prova havia erros e que ele não diria quais eram, mas que todos podiam ficar tranquilos porque as questões seriam anuladas.
    Já na parte quando entramos na sala já havia um comunicado escrito no quadro com o seguinte aviso: Marque o gabarito conforme numeração independente de que ordem você encontre na prova. Gerou uma polêmica enorme na sala, primeiro ninguem entendeu, depois perguntamos se isso valia para as questoes da manha. Quando disse á funcionária do cespe que pela manha outro funcionario nos disse que nao teria problema algum porque as questoes com erros seriam anuladas a funcionaria praticamente disse que eu estava mentindo, uma vez que funcionario nenhum pode dizer o que providencias o CESPE irá tomar. Minha sorte foi que a sala INTEIRA tinha escutado o mesmo avisou e todo mundo veio em minha defesa.
    Aposto que muita gente vai sair prejudicada por causa dessa confusão.

    Beijos Carolina Soares

    ResponderExcluir
  3. Olá!Realmente,é pouco tempo para realizar a prova de português!A cada ano que passa a prova de inglês fica mais complexa,mesmo para quem tem nível avançado.Na minha sala,o fiscal falou que era para ignorar aquela numeração errônea e seguir a ordem no gabarito:a,b,c,d,e.Sou de Curitiba e sempre que posso gosta de ler o seu blog,parabéns o blog é muito bom!Boa sorte para nós.Alessandra.

    ResponderExcluir
  4. Daniel, nao sei ainda de nenhum gabarito preliminar. De qualquer maneira, amanha sai o oficial provisório. Sua ansiedade vai durar pouco! Boa sorte e bons estudos!!

    Carol, na minha sala aconteceu algo parecido. De manha, me disseram para ignorar a numeração e seguir a ordem. De tarde, havia um aviso falando para seguir a numeração. Confesso que fiquei confusa com as informações divergentes e ignorei esse fator. De qualquer maneira, acho que muitas pessoas irão reclamar. Espero que eles resolvam isso de um modo que nao prejudique os candidatos. Boa sorte!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Luiza, tenho algumas dúvidas que gostaria de tirar com você. São dúvidas referentes aos estudos para a prova. Você se importa de me ajudar?
    Queria saber há quanto tempo você se prepara pra essa prova?
    Faz ou fez algum cursinho?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Daniel, você se importa de me mandar um email para jovemdiplomata@gmail.com? Assim podemos nos comunicar melhor ;) Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ei, Luiza. Posso enviar algumas dúvidas/sugestões também?
    Beijos,
    Natália

    ResponderExcluir
  8. Claro, Natalia. Fique à vontade!
    Beijao

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza, sou formado em Letras Ingles/Portugues e confesso que a prova de português tava tenebrosa (mesmo para eu das Letras). A prova de inglês foi tranquila e ressalto, gente, o ingles exigido pelo CESPE é nível CAE e CPE (AVANÇADO). Não me venham com ingles instrumental, pelo amor de Deus, é suícidio

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiza e pessoal,
    Nossa eu achei a prova bem dificil! Confesso que a parte da manhà fui bem melhor que na da tarde. Achei a prova de inglês e direito bem dificil. Economia eu achava que estava preparada e percebi que não! Errei bastante questões e com certeza não estarei na segunda fase! Quero desejar boa sorte para quem passou!

    ResponderExcluir