quarta-feira, 28 de março de 2012

TPS 2012: gabaritos preliminares e recursos

Oi gente,

Venho aqui, hoje, para esclarecer algumas dúvidas que algumas pessoas tiveram sobre os recursos contra o gabarito preliminar.

Primeiramente, é preciso ir à pagina do concurso no home do Cespe (www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2012) e acessar o link "Recurso Objetiva". Depois, é preciso fazer o login, para, então, começar o processo de confecção dos recursos. Nao se esqueçam de escolher corretamente a categoria do recurso, que pode ser Extrapolação dos Objetos da Avaliação, Discordância de Gabarito (o mais comum), Erro de Língua Portuguesa ou Problema na Divulgação de Gabarito.

Prezem por manter uma linguagem formal e apropriada, afinal vocês estão falando com a banca de vocês. Igualmente, prezem por ser claros e objetivos nas solicitações (alteração de gabarito de C para E ou vice versa, anulação de questão) e por dar argumentos sólidos e bem elaborados à banca, de preferência com base em bibliografia constante dos últimos guias de estudo que vinham com bibliografia recomendada.

Acho, sinceramente, que as questões que vieram com problemas na ordem dos itens merecem atenção especial. Na hora de interpor o recurso, acho que é valido solicitar a opção "Problema na divulgação do gabarito" e explicar, no espaço para digitação, os problemas advindos desse erro. Acho importante abordar, sobretudo, as orientações divergentes recebidas em sala e os problemas que isso causou.


No mais, desejo uma boa sorte a todos. Se tiverem outras dúvidas/problemas, podem contar comigo.

Grande beijo,

Luiza

8 comentários:

  1. Luiza, como você foi? Boa sorte nas próximas fases!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vitor, ainda nao da pra saber ao certo, por nao haver uma nota de corte precisa, mas pode ser que dê. É preciso, ainda, esperar os recursos. E você? Obrigada pela torcida! Beijos e boa sorte também.

    ResponderExcluir
  3. Luiza, você vai pedir algum recurso? Algumas respostas do gabarito de inglês eu não concordei, mas estou me sentindo muito "ninguém" pra reclamar. hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Oi Natalia, vou pedir sim, sobretudo em economia e naquelas questões que tiveram problemas na ordem numérica. Como assim se sentindo "ninguém"? Faz o recurso sim, menina! Se você tem certeza da sua resposta e tem uma boa justificativa para ela, vá atras. Vai que da? Nao desanima nao, até porque seus recursos podem ajudar outras pessoas também.
    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza! Com base em anos anteriores, normalmente quem passa na primeira fase atinge qual pontuação?

    ResponderExcluir
  6. Oi Natália, não há uma média de pontuação fixa, até porque a prova veio mudando, significativamente, nos últimos anos. Neste ano, quem fizer algo entre 65 e 70% da prova tem boas chances de passar. Abaixo disso, fica um pouco mais difícil de prever, mas ainda pode ser possível, em função dos recursos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Luiza, sou estudante do ensino médio e meu desejo é ser diplomata, entretanto tenho uma dúvida: para realizar a prova CACD é melhor ter cursado RI ou Direito?

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca, isso vai de cada um. Eu fiz RI e adorei. Me ajudou muito na preparação para o concurso. Como RI é um curso multidisciplinar, você já vê a maioria das matérias que o CACD cobra. Direito também é muito bom e dispõe de um mercado de trabalho maior, mas você vai acabar dedicando muito tempo a matérias jurídicas que não caem no concurso. Acho que você deve pensar bem. Beijos

    ResponderExcluir