sexta-feira, 30 de março de 2012

Hora de escrever.



Caros,

Passada a efervescência causada pelos gabaritos e recursos do TPS, é chegada a hora de pôr a mão na massa e de começar a escrever redações para a Segunda Fase. 

A nota de corte estimada está em algo entre 41 e 43. Se vocês estão com notas que estão nesse meio ou que podem vir a chegar lá, em função dos recursos, acho válido começar a praticar a boa escrita. É sempre bom se prevenir; além do mais, escrever bem nunca é demais. 

Recomendo que vocês leiam os Guias de Estudos antigos e que percebam a lógica argumentativa usada pelos candidatos que foram selecionados pela banca. Claro, não é para tentar imitá-los, mas para tentar buscar inspiração para a estruturação do texto e para o desenvolvimento das ideias. 

Igualmente, leiam os livros que eram recomendados na seção de português dos Guias, quando havia uma bibliografia. Autores como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Celso Furtado e Caio Prado Jr. são sempre fontes de bons argumentos, por mais que já tenham sido muito utilizados. 

Acho que o mais importante nesse momento é adquirir confiança na escrita. A gramática tem de estar afiada, a ponto de ser utilizada quase que automaticamente. Desse modo, o desenvolvimento e a estruturação das ideias podem receber a maior parte da atenção. Para atingir esse estágio, é preciso escrever muito, e, sobretudo, praticar muito a estruturação textual. Deve-se saber escrever bem sobre qualquer assunto, independentemente da sua base cognitiva ou de seus conhecimentos prévios sobre o tema. 

Boa sorte, queridos. Esqueçam o TPS, agora, e escrevam! No dia 16, teremos respostas mais concretas sobre o que, de fato, acontecerá. 

Beijos,

Luiza 

2 comentários:

  1. Excelente! Boa sorte, estou torcendo muito por você! =)
    P.S. Linda a foto.

    ResponderExcluir
  2. Também torço por você Luiza. Vamos lá

    ResponderExcluir