domingo, 22 de maio de 2011

A preparação para a 3ª fase do CACD

Como havia feito um post sobre a preparação para a segunda fase, nada mais justo que também fazer um sobre a preparação para a terceira fase, essa fase que assusta muitos candidatos à carreira diplomática. 

A terceira fase é vista, naturalmente, como uma das fases mais complicadas. Não é, necessariamente, a mais difícil, mas é a mais complexa pela quantidade de questões que devem ser respondidas em, relativamente, pouco tempo. O candidato que chegou até a terceira fase terá que responder quatro questões em apenas quatro horas, o que dá uma hora por questão. 

As provas acontecem durante três finais de semana, aos sábados e domingos, respectivamente. É super puxado e a pessoa tem que estar super preparada intelectual e psicologicamente. São provas de Economia, Política Internacional, História do Brasil, Geografia, Inglês e Direito. Francês e Espanhol são da quarta fase, mas são realizadas juntamente com as demais da terceira fase. 

Como tenho amigos que estão se preparando para essas provas que virão, acho válido fazer alguns comentários sobre essa preparação intensa. Primeiramente, é muito importante que a pessoa já tenha um conhecimento muito consolidado. A terceira fase é totalmente diferente do TPS. No TPS, é preciso ter bastante conhecimento geral e, no mínimo, ter uma noção sobre os assuntos em questão. Na terceira fase, é preciso saber discursar sobre os temas, fazer uma minidissertação, e, para isso, é preciso ter conhecimento mais profundos sobre os temas, envolvendo, até mesmo, certas contradições, a fim de enriquecer o texto. 

Algumas das provas mais difíceis da terceira fase, em geral, são inglês e economia. Inglês mais por uma questão de tempo do que propriamente por sua dificuldade. Nessa prova, é preciso fazer uma redação, uma tradução do inglês para o português, uma tradução do português para o inglês e um summary (resumo) de um texto em apenas quatro horas. É muita coisa para tão pouco tempo, o que dificulta muito essa prova. Economia já amedronta mais pelas possíveis questões de micro ou de contas nacionais, que devem ser respondidas por meio de cálculos e comprovações matemáticas. 

O segredo para fazer uma boa terceira fase é, além de ter acumulado muitas leituras, praticar bastante. É preciso saber exatamente como estruturar suas respostas, como organizar seus argumentos, a fim de obter uma resposta coerente, coesa e clara. Em geral temos a grande mania de querer adicionar o máximo de informação nas nossas respostas, dados, datas, nomes, e acabamos fazendo um texto confuso. O segredo é saber organizar, mesmo que, para isso, algumas informações fiquem de fora. 

Enriqueça seu texto com debates, contraposições de ideias que enriqueçam a sua tese. E, claro, tenha uma tese! Aqueles que chegaram à terceira fase passaram pela segunda e sabem que é imprescindível ter uma tese em seus textos. Use todos os conhecimentos que você possui a seu favor, e não apenas para mostrar que você sabe os dados. A maioria das pessoas que chegou até aí também sabe dados, o diferencial será como você os usará para fazer uma ótima resposta que chame a atenção do examinador. 

Bom, por hoje é isso. Boa sorte a todos que estão na terceira fase, e, àqueles que não estão, bons estudos!

Beijos,

Luiza 

2 comentários:

  1. Pequenas correções: são 4, não 5 questões na 3ª fase; são 3, não 4 fins de semana de provas.
    bjos, parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Janaina!
    Já fiz as correções :)
    Um beijo!

    ResponderExcluir