sexta-feira, 15 de abril de 2011

Preparando-se para a 2ª fase



Oi gente,

Então, vim aqui hoje para dar algumas dicas àqueles que começaram a se preparar para a 2a fase do CACD. Aconselho a todos aqueles que estão com pontuação acima de 38 a se prepararem com certeza, e aqueles entre 36 e 38 a se prepararem também, pois muito ainda pode mudar com os recursos.

Como vocês devem ter observado, o guia de estudos desse ano não teve bibliografia. Isso afeta a prova toda, em todas as suas fases, mas torna, sobretudo, a prova de português mais difícil. Não sabemos exatamente os textos que podem ser cobrados nas interpretações, não sabemos se os clássicos serão mantidos ou se a prova será totalmente nova. Assim sendo, aí vão, então, algumas dicas. 

Antes de mais nada, acho sempre bom ter os clássicos em mente. Saber o que dizem as obras apreciadas pelo Itamaraty, como Raízes do Brasil e Visão do Paraíso de Sérgio Buarque de Hollanda, Casa-grande & senzala de Gilberto Freyre, Minha Formação e Abolicionismo de Joaquim Nabuco, Esaú e Jacó, Memórias Póstuma de Brás Cubas e os contos contidos em Papéis Avulsos de Machado de Assis, nunca é demais. Mesmo que não caiam diretamente, esses textos são importantes para a construção da maturidade literária da pessoa que presta o Rio Branco. 

Em um segundo momento, acho muito válido ler literatura brasileira no geral. Como foi visto no TPS, caíram textos dos mais diversos, como Cecília Meirelles, Vinícius de Moraes e até mesmo Oscar Niemeyer - que eu, particularmente, nem sabia que era poeta. Por isso, acho muito válido adquirir conhecimentos diversos sobre a nossa literatura, sobretudo em relação a obras mais contemporâneas. Se a tendência da prova é mudar, é preciso que estejamos preparados. Lima Barreto, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado... É sempre bom ter conhecimento sobre esses autores e suas obras. 

No mais, a dica que dou é: pratiquem. A gramática deve estar 101%, assim como o vocabulário e a prática na escrita. O tempo será limitado e não poderá atrapalhar o candidato. Serão 5 horas para fazer uma redação de 80 a 120 linhas e duas interpretações ou comentários de 15 a 25 linhas. É tempo suficiente até para fazer rascunho a passar a limpo, mas, para isso, é preciso ter prática. 

Não apeguem-se a modelos prontos. Isso está arbitrariamente estipulado no edital e no guia de estudos. Não usem fórmulas nem repitam modelos. Sejam criativos, coloquem-se no texto. Não há nada mais bonito que um texto que encanta, que é expressivo, bem encadeado. Um texto que é bem escrito e que cativa é a coisa mais linda.

Bom, acho que é isso. Escrevam, queridos! Esqueçam do TPS agora e escrevam. Na pior das hipóteses, será útil no ano que vem :)

Beijos

Luiza



2 comentários:

  1. Cara Luiza,
    Gostei muito do teu post e do blog em geral. Mantenho, com uma amiga, um blog de estudos (vai o link fichasmarra.wordpress.com).
    Tirei 39,55, por tanto, uma pilha de nervos! Vamos ver no que dá...
    Boa sorte e continue com esse trabalho bacana (bem, espero que nossos blogs mudem de enfoque dali mais três meses ;)

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, esse ano caiu Vinícius -- que era diplomata. A prova parece sempre trazer alguns companheiros da (futura) profissão, como o Guimarães Rosa ou o João Cabral de Melo Neto

    ResponderExcluir