segunda-feira, 11 de abril de 2011

CACD 2011: primeira fase, primeiras impressões



Oi galera!

Finalmente, passou a primeira fase. Confesso que estou aliviada! Eu estava consideravelmente ansiosa/nervosa ontem de manhã. Ainda bem que já foi :)

Hoje resolvi vir aqui para fazer alguns comentários sobre a prova de ontem, no geral. Não vou falar de mim, até porque não sei como foi o meu desempenho, mas vou comentar no geral sobre o que achei da prova, das matérias e do tempo.

Bom, apenas lembrando, a prova desse ano foi diferente das dos últimos anos. Neste ano tivemos uma prova mais curta, com apenas 65 questões, e não mais 80. Além disso, as matérias tinham pesos diferentes e o tempo de prova foi menor: tínhamos apenas 2h30 de manhã e 3h30 de tarde, e não mais 3h30 em cada etapa.

Na parte da manhã, tivemos provas de Português (13 questões), Política Internacional (11 questões) e Geografia (4 questões), somando um total de 28 questões para fazemos em 2h30. Confesso que achei o tempo bastante corrido. Os textos de português não eram necessariamente difíceis, mas seus itens demandavam bastante reflexão e atenção. Tivemos de interpretar Cecília Meirelles, Oscar Niemeyer, Vinícius de Moraes, entre outros. Textos gostosos, mas que nos tomaram tempo. Não só eu, mas também vários de meus colegas gastamos quase 1h30 com a prova de português, ficando com o tempo apertado para o resto. Tivemos de correr contra o relógio. Em relação à prova de PI, matérias como integração regional, relações com os EUA, com a França e a Índia foram objeto central de várias das questões. Ainda temas como BRIC, IBAS, G20, cooperação sul-sul e política externa do regime militar foram abordados. As questões eram interessantes, mas capciosas, com pequenos detalhes que poderiam dificultar a prova tanto para aqueles que tinham conhecimentos mais profundos, quanto para aqueles que tinham conhecimentos mais superficiais. Já Geografia continha questões que versavam sobre a questão ambiental, sobre as características populacionais brasileiras no nordeste, sobre as origens do estudo da geografia e, ainda, sobre um texto de Milton Santos.

A parte da tarde foi mais tranquila. Dispúnhamos de mais tempo. Eram 3h30 de prova para 37 questões divididas entre História Geral (10 questões), História do Brasil (5 questões), Economia (5 questões), Direito (5 questões) e Inglês (12 questões). A prova de inglês foi interessante, com textos sobre Nobel - do Prêmio Nobel - e sobre a Wikipedia. Legais de ler e de interpretar e com vocabulário interessante. A prova de História Geral foi ampla e abrangente, mas abordou muitos temas relacionados às Revoluções Russa e Cubana, além de temas da Guerra Fria e do Iluminismo. Abrangeu também questões de cultura que falavam sobre literatura, música e artes. Já a prova de Direito dispôs de questões sobre Direito Constitucional, como atribuições da administração pública e remédios constitucionais, e de questões de Direito Internacional, como sobre os sujeitos do Direito Internacional Público e sobre Direito do Comércio Internacional. História do Brasil fez um breve apanhado de toda a história do país, passando pela colônia e pelo processo de independência e chegando até os dias atuais e a constituição de 1988. Já economia se manteve mais em conceitos econômicos sobre regimes cambiais, políticas fiscal e monetária e balanço de pagamentos.

No geral, achei uma prova bem interessante, com questões bastante abrangentes e bastante atuais. Mesmo as questões históricas remeteram a temas que refletem na atualidade, como a Revolução Russa, uma vez que neste ano completam-se 20 anos da dissolução da URSS, e como a Revolução Cubana, uma vez que neste ano também completam-se 50 anos que o regime nacionalista cubano assumiu caráter socialista. O único problema que vi foi realmente a questão do tempo na parte da manhã, que acabou atrapalhando a maioria dos candidatos, pelo que pude perceber. A prova de português nos demandou atenção em demasia e o tempo não ajudou muito.

Enfim, agora é esperar pelos resultados! Aqueles que fizeram a prova também, comentem aqui depois suas impressões! :) 

Um beijão,

Luiza 


2 comentários:

  1. Luiza, venho acompanhando a sua dedicação, não só em relação ao CACD, mas às postagens no blog, com você compartilhando todo esse empenho! Apesar de só ser uma leitora do seu blog, faço meus votos que você conquiste seu objetivo!!
    Beijos,
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Lulu, que gracinha... nao sabia que vc era assim tao dedicada..... Tomara que consiga...Torcerei por vc mais ainda...
    Beijos,
    Thais (sua colega de classe de Portugues e redacao)

    ResponderExcluir