quinta-feira, 24 de março de 2011

Breve retrospectiva e formatura: acabou a faculdade!



Oi queridos,

Hoje, não estou aqui para falar sobre a Líbia, sobre o CACD ou sobre a visita do Obama. Venho aqui para compartilhar com vocês um momento muito feliz da minha vida: a minha formatura da faculdade!!! Vocês que acompanham o blog por mais tempo sabem como foi intenso esse meu final de curso, no fim do ano passado, com a monografia, as aulas e o cursinho pro Itamaraty. Nesse final, a faculdade ficou em último plano e estava sendo muito cansativa, mas graças a Deus, acabou! Amanhã, assino o livro e serei uma pessoa graduada de fato e que pode ser empossada como diplomata :) Vou aproveitar esse momento legal para fazer uma breve retrospectiva do meu curso de Relações Internacionais e comentar um pouco do porquê da minha escolha.

Em 2007, entrei no curso de RI, aqui em Brasília. Escolhi esse curso por achar, como já disse a vocês, que ele seria aquele que melhor me prepararia para o Concurso do Rio Branco. De fato, o curso foi muito legal. Em meio a dificuldades iniciais, pessoais e acadêmicas (como com economia rsrs), o curso foi seguindo bem e eu tive com matérias incríveis e professores maravilhosos que me ensinaram muito do que hoje eu sei. 

Nesses meus 4 anos de faculdade, tive a oportunidade de estudar microeconomia, direito internacional público e privado, sistemas de direito comparados, português, ciência política, teoria política moderna e contemporânea, política externa brasileira, geografia das relações internacionais, história das relações internacionais, teoria das relações internacionais, sistema financeiro internacional, contratos internacionais, proteção internacional dos direitos humanos, proteção internacional do meio ambiente, direito internacional humanitário, comércio internacional e comércio exterior, economia brasileira... Caraca, nem eu tinha me dado conta de quanta coisa eu vi na faculdade! E olha que não mencionei tudo!!! Definitivamente, foi um curso maravilhoso que me deu uma cabeça totalmente aberta, para o mundo e para a vida, além de ter me dado um ótimo preparo para a prova e excelentes amigos (os melhores!).

É engraçado quando chegamos no final e olhamos pra trás. Confesso que nunca pensei que sentiria saudades da faculdade. Minha grande vontade sempre foi acabar logo para ingressar de vez nos estudos para o Rio Branco, mas, agora que acabou, confesso que bateu saudade. Os dias da faculdade, enquanto nós estamos lá e temos que aguentar as aulas, parecem não ter fim, mas, depois que eles passam, você percebe que o tempo voou, que você amadureceu, cresceu, e que a fase agora é outra.

Acho que, além dos meus amigos e dos professores, uma das coisas que mais vou sentir falta são as simulações da ONU, os MUNs. Nossa, como eu amo isso! É muito legal ser diplomata de mentirinha por alguns instantes, negociar coisas incríveis durante alguns dias e fazer amizades incríveis que têm os mesmos interesses que você. No total, participei de umas 5 ou 6 simulações, inclusive no ano passado, quando fui no meu último AMUN. Neste ano, eu adoraria ir ao Temas (simulação da ONU que acontece em BH) que vai ter o tema só de Rússia, mas, com a prova, não sei se vai rolar. De qualquer forma, é por uma boa causa né!! rsrs. Já está na hora de eu me aposentar mesmo. Deixarei as novas gerações (vocês!!!) responsáveis pelos modelos da ONU, que contagiam os estudantes de RI e revelam os jovens talentos diplomáticos. 

Como vocês sabem, tenho muita fé na realização do meu grande objetivo, que é a carreira diplomática. Por isso venho estudando nesse ritmo louco nesses últimos meses; mas devo confessas a vocês, sem hipocrisias, que às vezes bate aquele sentimento de recém-formada, do tipo, "a faculdade acabou e você não tem nada concreto; e agora?". Tento não pensar nisso, pois meu objetivo é claro e essa fase faz parte do processo pelo qual muitas pessoas já passaram, mas que às vezes bate aquele frio na barriga, ah isso bate. Acho que é normal, que todos passam por isso, mas de qualquer maneira, não tenho dado muita vazão a isso. Os desafios existem e o medo também; o importante é nunca deixar eles serem mais fortes que a nossa fé e a nossa perseverança!

Bom gente, acho que é isso. Quis dividir esse momento legal da minha vida - e da minha caminhada rumo ao IRBr - com vocês. Mais uma vez, desejo a todos aqueles que também buscam o mesmo sonho que eu a sorte, a coragem, a gana e a persistência. Todos somos capazes de alcançar nossos sonhos e de realizar nossas vocações. Nosso país e nosso mundo conta conosco ;)

Um beijo muito grande a todos,

Luiza 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e pela formatura! Também estou estudando para o CACD, embora irei fazer a prova só ano que vem. Espero sermos "colegas" diplomatas! Beijos e boa sorte na prova

    ResponderExcluir
  2. Oi Eduardo!

    Obrigada pelo seu comentário!

    Sorte nos seus estudos e na sua prova ano que vem!! Espero que sejamos colegas. Para o que precisar, pode contar comigo.

    Um beijo grande!

    ResponderExcluir