sábado, 22 de janeiro de 2011

Algumas sugestões de leitura: os livros que (certamente) não podem faltar.

Amigos,

Especulações e achismos à parte, que foi o que coloquei no meu último post, acho que a nossa missão principal é fazer uma prova bem feita, e, para isso, precisaremos de bom conhecimento.
Resolvi fazer aqui um mini apanhado com as obras que não podem deixar de ser lidas antes do CACD, pois são bibliografia obrigatória todos os anos e, provavelmente, também serão a base desse concurso de 2011. Lá vamos nós.

Para História do Brasil, acho que alguns livros são cruciais, como o História do Brasil, do Boris Fausto, e o História Geral do Brasil, da Maria Yedda Linhares Leite. Esses livros são ótimos e completos. O do Boris é de leitura mais fácil, já o da Yedda é mais complexo, tanto em conhecimento quanto em escrita. Além disso, recomendo o Navegantes, Bandeirantes e Diplomatas, do Synésio Samio Góes Filho, e o Construção da Ordem/Teatro das Sobras do José Murilo de Carvalho. Ambos os livros são excelentes e valem o investimento.

Para História Geral, acho que o livro História das Relações Internacionais Contemporâneas, do José Flávio Sombra Saraiva é ótimo, assim como o Era dos Extremos, do Eric Hobsbawm. Em geral, recomenda-se a leitura dos 4 volumes do Eric Hobsbawm: Era das Revoluções, Era do Capital, Era dos Impérios e Era dos Extremos. Quem quiser e puder ler, recomendo, são ótimos, mas quem não puder, leia apenas o último volume, que é o mais indicado para a prova. Além disso, o livro o Século XX, dividido em três volumes, também é ótimo, pois fala sobre os mais diversos temas. Leituras de livros de colégio também ajudam, para gravar melhor os fatos - não a historiografia.

Para Política Internacional, a bíblia se chama HPEB - História da Política Exterior do Brasil,. do Amado Cervo e do Clodoaldo Bueno. Esse é o livro. Claro que há outras matérias em PI, mas esse livro é o mais imprescindível de todos. Além dele, os dois volumes do Relações Internacionais do Brasil: Temas e Agendas, do Antônio Carlos Lessa e do Henrique Altemani também são sensacionais. As demais matérias de PI você consegue pegar com bastante leituras de jornais ou lendo sobre assuntos como Mercosul, OMC, OEA, mas aí nao há um livro apenas que seja recomendado, é preciso fazer uma seleção de artigos etc. Para isso recomendo o portal scielo, que possui a Revista Brasileira de Política Internacional lá, com vários artigos maravilhosos. O link é http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7329&lng=pt Você joga o tema ou a palavra chave e os artigos aparecem, e pode confiar, todos são mto bons.

Para Geografia, eis um problema. Para geografia física, em geral recomenda-se livros de Colégio, como o Geografia do Brasil do Demétrio Magnoli, e para geografia política, o mesmo livro também é útil; todavia, conceitos mais profundos são abordados. Acho que o Por uma outra globalização do Milton Santos é ótimo, pois é pequeno e bem legal de ser lido, assim como o Geografia: pequena história crítica, de um autor que não me recordo, mas que é pequeno e fala sobre a história do pensamento geográfico no mundo. Bem legal. Peguem pesado também em dados do IBGE! São super importantes para vocês saberem sobre a demografia brasileira, migrações, etc. http://www.ibge.gov.br/

Para Direito, recomendo fortemente a leitura do Direito Internacional Público, do Francisco Rezek. Esse livro é um resumão da matéria da prova, além de ser bem fácil de entender. Para direito constitucional, recomendo o Direito constitucional descomplicado, do Marcelo Alexandrino e do Vicente Paulo e o Direito Constitucional Esquematizado, do Pedro Lenza. Ambos são fáceis de compreender, mas lembrem-se: direito requer memória boa quanto aos artigos, leis e disposições, além de ser a matéria que mais consegue fazer pegadinha. Peguem firme!

Para Economia, o Introdução à Economia do Gregory Mankiw é excelente. Vocês irão se assustar um pouco com o tamanho do livro, mas não temam. Ele é de facílima compreensão, além de ser muito legal de ser lido. Além dele, recomendo o Economia Brasileira do Gremaud, para história economica do Brasil, e o A ordem do progresso, do Marcelo de Paiva Abreu, também sobre a mesma matéria. Gosto muito de ambos. E sério gente, estudem bastante economia. Falo por mim, sempre gostei de economia e sempre fui boa nessa disciplina, mas ela pega bastante também.

Para Português, entramos na parte mais difícil. Português é uma disciplina ótima, adoro fazer exercícios, escrever, mas, principalmente, a sintaxe e a pontuação variam, algumas vezes, de autor para autor. As duas gramáticas que vinham sendo recomendadas nos últimos anos eram a do Celso Cunha e a do Evanildo Bechara. Bechara é mais tradicional, ao passo que Celso Cunha já aceita algumas concepções mais adotadas por gramáticos mais recentes. Eu, particularmente, tenho a do Celso Cunha, mas confesso que uso menos do que devia, por achar a leitura um pouco difícil. Recomendo que vocês tenham uma das duas e façam muitos exercícios, pois isso é essencial. A gramática deve estar em dia e com todas as regras na ponta da língua, pois isso ajudará na segunda fase. Quanto às obras literárias, sempre tenham na cabeceira um livro do Machado de Assis. Além de seus livros serem ótimos e muito bons para aprendizado de novas palavras, ele é sempre cobrado nas provas, ou, pelo menos, sempre foi. Obras como Memóras Póstumas de Brás Cubas, Papéis Avulsos, Memorial de Aires, frequentemente caem. Além dele, Joaquim Nabuco também é muito apreciado, com sua obra Minha Formação, assim como Sérgio Buarque de Holanda, com Raízes do Brasil, e Gilberto Freyre com Casa-grande & Senzala. Ah, sim, faltou ainda falar de um livro ótimo que se aplica tanto para economia quanto para Português, que é o Formação Econômica do Brasil, do Celso Furtado. Esse livro é ótimo, gostoso de ler e útil para ambas as disciplinas. Recomendo!

Além disso, há também os Manurais do Candidato da própria Fundação Alexandre Gusmão, do MRE, que são ótimos também. Já lí alguns, e o de Geografia, da Bertha Becker, de PI, da Cristina Pecequilo e o de História Mundial, do Paulo Vizentini, me foram muito úteis.

Bom, gente, sei que isso nunca substitui a bibliografia da prova, até porque isso aqui não é oficial, mas foi o que sempre me recomendaram ler ao longo dessa minha caminhada de estudos para o Rio Branco. Assim como meus professores e amigos vêm me ajudando, espero poder ajudar vocês que têm o mesmo sonho que eu! É isso, não desanimem, nunca, pois a provação para ser diplomata começa bem antes da prova.

Qualquer dúvida, estou às ordens.

Um grande beijo a todos,

Luiza

7 comentários:

  1. oi, luiza. td bem? primeiro, obrigado por compartilhar as suas leituras com a gente. altruísmo é sempre muito cool. seguinte: vc cita o livro do mankiw, q é tido como a bíblia das introduções à economia e tal. ótima dica. mas e o "economia brasileira contemporânea", de vários autores, da ed.atlas? o q vc acha dele? está naquela lista q o renato domith preparou uns anos atrás. é q estou em dúvida quanto a investir neste ou no do mankiw. bom fim de semana pra vc. 1 beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Obrigada por seu comentário!
    Então, os dois livros, apesar de terem alguns pontos em comum, possuem propostas diferentes. O Mankiw é mais para você adquirir os conceitos básicos de economia, como micro, macro, contas nacionais e sistema financeiro. Já o Economia Brasileira, do Gremaud, Vasconcellos e Tonetto, tem uma boa parte de conceitos economicos, mas sua parte de história economica é ótima, coisa que não tem no Mankiw.
    Acho que sua aquisição vai depender da sua proposta. Acho que o livro do Mankiw é um bom investimento, mas é mais fácil de você encontrar em bibliotecas. O do Gremaud também é um bom investimento, mas acho q parte útil dele menor, já que em geral usamos mais os últimos capítulos.
    De qualquer maneira, os dois são importantes. Aquele que você não comprar, pegue em bibliotecas para complementar!! :)
    Espero ter ajudado.
    Qualquer coisa, email-me.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza!

    Estou me preparando para o CACD 2012 de forma autodidata. Estava totalmente perdida quanto à bibliografia, até encontrar seu blog.
    Meus mais sinceros agradecimentos por você dispor de seu tempo para compartilhar sua experiência, dar dicas e indicações de livros para o concurso.

    Desejo toda a sorte e sucesso nas provas para você e espero que sejamos colegas de trabalho no Ministério!!!! - otimismo é tudo na vida... heheheh

    Abraço, Camila

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiza!

    Me chamo Camilla, tenho 16 anos e moro no Rio de Janeiro. Desde os 15 sonho em ser diplomata. Respiro História do Brasil e Geral, amo globalização e Guerras, todas elas. Estou em ano de vestibular e almejo à uma vaga ou na UFF ou na Uerj, ou até mesmo UFRJ. Algum conselho pra me dar? Estou pensando em comprar alguns desses livros que você postou aqui, como algum de História (ou um que eu entenda pelo menos).
    Adoro seu blog e estou me espelhando em você. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi camilla! que legal que vc é uma aficcionada por história. parece comigo! te desejo muita sorte na tua empreitada dos vestibulares. acho que vc deve ir com calma, pois ainda tem tempo, então, faça uma boa faculdade e, quando você se aproximar no fim, comece a adquirir mais contato com as leituras recomendadas pela banca. até lá, talvez, muita coisa já tenha mudado, por isso não acho que vale a pena vc se preocupar muito agora. faça um bom curso e, claro, invista nas línguas estrangeiras e na boa escrita em português! isso é imprescindível!

      beijos e boa sorte

      Excluir
  5. Oi Luiza, meu nome é Sandomar, sou professor e moro no Rio de Janeiro.Gostaria de saber qual o melhor livro de História Geral que seja tão fácil de ser lido como o de História do Brasil do Boris Fausto que você possa me indicar. Acho os volumes do Hobsbawn uma leitura um tanto complexa, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiza, tudo bem? Vale a pena comprar o "Conversas com jovens diplomatas" de Celso Amorim? E sobre o Direito internacional, há o de N. Shaw e o do Rezek. Qual o melhor?

    ResponderExcluir