domingo, 16 de janeiro de 2011

Chuvas na região serrana do Rio: possíveis causas e como ajudar.



Queridos leitores,

Creio que todos vêm acompanhando a situação de calamidade na qual as cidades serranas do Rio se encontram. As chuvas, ultimamente, têm sido muito fortes e, combinadas com cidades construidas em morros e vales e com a falta de infraestrutura, tivemos o que tivemos, mais uma vez.

Não sei se vocês sabem, mas sou de Petrópolis. Morava lá antes de me mudar para Brasília, e fiquei muito chateada com a situação. Graças a Deus meus amigos e parentes estão bem, mas a cidade está calamitosa. Meus amigos estão se mobilizando para tentar ajudar as pessoas desabrigadas (que, somando todas as cidades, já são mais de 6 mil), fornecendo alimentos, roupas, remédios, tudo o que eles precisam para conseguirem se manter até que seja possivel realocá-los.

A região serrana do Rio é área delicada, por ser formada por morros e vales e por ter um índice pluviométricos muito alto. Essa intensidade de chuvas na região é decorrente da sua localização próxima do mar e de sua altitude mais elevada, o que colabora para a formação de nuvens carregadas e de precipitações, sobretudo nessa época do ano.

Além de fatores climáticos que colaboraram para esse ocorrido, os fatores geológicos são relevantes. A serra fluminense é formada por escudos cristalinos, formações geológicas muito antigas, que têm como características a presença de minerais metálicos em sua composição química e a alta absorção da água das chuvas. Essas características levam o solo da região serrana a ser muito sujeito a processos de lixivização e laterização, que representam, respectivamente, o processo de lavagem dos minerais hidrossolúveis, em função das altas chuvas, e o processo de criação de uma crosta no solo, em decorrência desses metais solúveis, que impede e aderência das plantas no solo. Com isso, a terra desce.

Some-se às característricas supracitadas as construções em áreas ainda mais vulneráveis e perigosas (e não permitidas pelo governo) e, infelizmente, teremos e que tivemos. Por mais que muitos culpem o governo e a irresponsabilidade das pessoas, a região possui características muito complexas, naturalmente. Se os índices de chuva não fossem tão intensos, talvez as coisas fossem diferentes, mas, infelizmente, não são.

Neste momento, a única coisa que podemos fazer é tentar resgatar as vítimas e ajudar as pessoas que estão desabrigadas. Para isso, peço a ajuda de vocês leitores, para que ajudem doando roupas, alimentos, remédios ou até mesmo dinheiro. Diversas instituições estão recebendo as doações nas mais diversas cidades, de Brasília ao Paraná, do Rio a Recife. Coloco, abaixo, algumas contas bancárias de instituições como a Cruz Vermelha e a ONG Viva Rio, que estão auxiliando na causa.

ONG Viva Rio:
Banco do Brasil, ag 1769-8, c/c 411396-9

Cruz Vermelha - Conta para desastres na região serrana do RJ:
Banco Real agência 0201, conta 1793928-5;

Além disso, o site da Tribuna de Petrópolis está com mais informações sobre os pontos de recolhimento das doações. http://www.e-tribuna.com.br/
É isso, gente. Estou rezando por aqueles da minha cidade e das cidades vizinhas. Espero que consigamos superar essa situação tão dífícil.

Contamos com a ajuda de vocês.

Beijos,

Luiza


Créditos da imagem: Jornal O Globo Online http://www.oglobo.globo.com/

Um comentário:

  1. Gostei muito desta "materia" vai me ajudar em um trabalho de quimica para a escola muito obrigado
    bjs
    matheus finster

    ResponderExcluir