sábado, 2 de janeiro de 2010

A Diplomacia e a Vida Pessoal.

Ser diplomata é uma carreira linda, que envolve muitos sonhos e idealizações. Porém, por trás de todo o glamour e de todo bucolismo, existe muito sacrifício, estudo e, em muitos casos, solidão.

Uma coisa que sempre me falaram quando dizia que queria ser uma diplomata era sobre a vida pessoal. Sempre me diziam que os diplomatas sáo muito sozinhos, que é complicado formar uma família e conseguir um companheiro que lhe acompanhe... Mas será que ainda é mesmo assim?

Pelo que conheço do ramo da diplomacia, realmente, há pessoas sozinhas. Algumas por opção, outras porque preferiram curtir a vida e optaram pela individualidade mesmo. É comum comentar, no meio diplomático, que é bom encontrar alguém dentro da própria carreira. Muitas pessoas tentam fazer isso; algumas conseguem e outras ou  preferem uma vida dedicada integralmente à carreira ou encontram alguém de fora carreira que aceite lhes acompanhar (o que, cá entre nós, não é nada fácil).

Várias vezes já me peguei pensando se eu aguentaria ter uma vida assim, que corre o risco de ser tão solitária, e não por opção, mas pela falta dela. Acho que não é impossível achar alguém no meio diplomático, apesar de que o Itamaraty é uma casa muito pequena, onde todos sabem de quase tudo da sua vida. Agora, achar alguém fora de lá é ainda mais complicado... Parece que todas as pessoas com quem você possivelmente pode vir a se envolver já te olham de maneira diferente por você querer ser diplomata. Com uma expressão do tipo: "É, vou ter que largar minha vida... Então não vai dar né."

Enfim, essa é uma questão na qual tento não pensar: como será meu futuro pessoal como diplomata. Se hoje em dia, como estudante já é complicado levar uma vida solitária, que dirá quando eu for uma diplomata que vai viajar o mundo representando o meu país buscando atingir seus ideais.

Acho que o lance é mesmo parar de pensar, começar a estudar e deixar as coisas chegarem lá, né?

Beijo

LDA

2 comentários:

  1. Eu gosto muito do Chico Xavier e ele dizia que tudo que é seu encontrará uma maneira de chegar até você.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog Luiza, tb sou uma aspirante a diplomacia e escritora fajuta rsrs, ja adicionada na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir